O cadastro no CadÚnico é fundamental para que brasileiros de diferentes regiões possam ter acesso aos Benefícios Sociais, como Bolsa Família e Vale-gás, por exemplo. Porém, sabemos que nem todo mundo sabe como funciona o processo de cadastro e, por isso, preparamos este conteúdo com considerações e dicas detalhadas para você tirar as suas dúvidas. Acompanhe e saiba mais!
Como fazer o cadastro no CadÚnico?
Para fazer o cadastro no CadÚnico é bem simples e prático. Veja o passo a passo abaixo:
- Primeiramente, é importante separar os documentos dos familiares, elegendo quem será o titular da família. Dentre os documentos, são necessários:
- Comprovante de Renda;
- Comprovante de residência ou declaração de residência;
- RG e CPF;
- Título de eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para famílias indígenas.
- Depois, é preciso se dirigir a um setor de atendimento do CadÚnico na sua cidade. Normalmente, esse posto de atendimento está dentro do próprio CRAS;
- Lá, você deverá solicitar o cadastro da sua família no CadÚnico. Você precisará apresentar uma série de informações detalhadas, que envolvem renda, endereço, quantidade de membros, idade de cada um, e assim por diante;
- Depois desse processo, seu cadastro estará finalizado. Seus dados podem passar por análise para que seja possível incluir a sua família nos Benefícios Sociais do Governo.
O processo é super prático e em poucos passos é possível finalizar o preenchimento de todas as informações. Entretanto, lembre-se de apresentar apenas informações reais, sem tentar ocultar fontes de renda ou quaisquer outros dados da sua família, pois isso pode acarretar em problemas mais tarde.
Quem pode fazer o cadastro no CadÚnico?
Basicamente, famílias que têm como renda per capita até meio salário-mínimo podem e devem fazer o cadastro no CadÚnico. Isso porque, é por meio desse cadastro que o Governo consegue entender melhor a situação das famílias que vivem em vulnerabilidade socioeconômica. Por isso, mesmo quando não há interesse em receber um Benefício Social, ainda assim o cadastro pode ser interessante.
Além dessas famílias, também há casos em que quem tem a renda um pouco mais alta pode se cadastrar também. Nesses casos, é necessário avaliar as regras dos programas do Governo e, assim, verificar se faz sentido o cadastro da sua família – caso ela receba mais do que meio salário-mínimo por pessoa.
Quais benefícios são pagos por meio do CadÚnico?
Os Benefícios Sociais são pagos por intermédio do cadastro que as famílias fazem no CadÚnico. Isso porque esse cadastro permite uma visão mais geral da renda de uma determinada família, o que pode facilitar na hora de fazer o repasse de determinados benefícios.
Então, quando a sua família faz o cadastro no CadÚnico ela poderá participar de alguns programas sociais, caso atenda às regras desses programas, claro. Alguns desses programas que podemos citar são:
- Programa Bolsa Família;
- ID Jovem;
- Carteira do Idoso;
- Programa Minha Casa Minha Vida;
- Entre outros.
Se sua família está dentro dos requisitos para fazer o cadastro, lembre-se de reunir os documentos e procurar o CRAS mais próximo de sua casa.