Sabemos que um dos grandes medos de muitos brasileiros é perder o Bolsa Família e não ter mais acesso a esse tão importante ou mais importante dos Benefícios Sociais.
Por isso, neste texto, nós reunimos informações que são de extrema importância para que os beneficiários do Bolsa Família não corram o risco de ter o benefício cortado, especialmente em um momento no qual precisam muito desse valor para promover a subsistência da família.
Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Isto pode fazer você PERDER o Bolsa Família!
Infelizmente, algumas pessoas ainda cometem equívocos que podem fazer perder o Bolsa Família de uma maneira inesperada. Por isso, listamos essas situação abaixo para que você já fique atento e sempre se organize para não deixar com que os erros, como esquecer de atualizar os dados, prejudiquem os pagamentos mensais. Veja só:
1. Ignorar a convocação para atualização
De tempos em tempos, o Governo pode fazer convocações para que os beneficiários atualizem ou confirmem os seus dados pessoais. Essas convocações acontecem, normalmente, quando há um pente-fino dos cadastros no programa, e tem como intuito combater fraudes que, infelizmente, ainda acontecem com certa frequência.
Por mais que os seus dados possam ser os mesmos ainda, é importante que você não ignore essa convocação e vá atrás de informações acerca do que você precisa atualizar. Caso contrário, você poderá perder o Bolsa Família se não fizer isso.
2. Esquecer de atualizar dados no CadÚnico
Além das atualizações que podem acontecer via convocação, existe a atualização do cadastro no CadÚnico que também é importante. Todas as vezes que há alteração de renda, moradia ou configuração familiar, é importante que você atualize o seu cadastro. Além disso, lembre-se de que há o limite de até dois anos sem atualizar o cadastro e, passado esse período, o Bolsa Família pode ficar bloqueado até que você atualize tudo.
Novamente, é importante destacar que essa atualização a cada dois anos não deve ser feita apenas quando houver alterações na família, mas, sim, deve ser feita como forma de manter os seus dados ativos, digamos assim. Isto é, mesmo que não mude nada na sua casa, ainda assim essa atualização se faz necessária.
3. Apresentar informações falsas
Sem dúvida alguma, apresentar informações falsas no cadastro no Bolsa Família é algo extremamente ruim e que pode, ainda, acarretar efeitos judiciais sobre o titular que mentir. Ao mesmo tempo, é possível perder o Bolsa Família por conta desse tipo de comportamento.
Por isso, é muito importante evitar apresentar qualquer informação falsa, bem como é imprescindível não omitir informações sobre a família. É preciso ser sincero para poder ser mantido no programa sem complicações mais tarde.
4. Aumentar a renda mensal
Por fim, há casos em que a renda mensal da família aumenta, o que é algo bom, e faz com que o Bolsa Família seja cancelado. Nessas situações, não se trata de uma punição ou algo do tipo, mas, sim, entende-se que, a partir de agora, a família poderá lidar com suas questões financeiras por conta própria.
Fique atento a esses fatores para não ser pego de surpresa ao perder o Bolsa Família!