Você sabia que não esterilizar alicate de unha é perigoso para a saúde? Isso acontece porque essa ferramenta pode acumular bactérias e outros microrganismos nocivos, provocando uma infecção que pode variar desde leve à grave.
Daí a importância de esterilizar alicates: assim, poderá fazer um uso seguro da ferramenta, minimizando o risco de complicações de saúde.
Não sabe como esterilizar alicate de unha em casa? Existem formas simples de realizar esse processo. Confira, a seguir, três maneiras altamente eficientes e faça a esterilização por conta própria!
3 maneiras de esterilizar alicate de unha em casa
Existem três métodos de esterilizar alicate de unha em casa, sempre com praticidade e por um custo acessível. Veja quais são e mantenha a ferramenta sempre em boas condições de uso:
-
Utilize álcool isopropílico para esterilizar alicate de unha
Trata-se de uma técnica fácil, basta que você tenha álcool isopropílico em casa. E como colocar essa dica em prática? A seguir, você confere o que fazer para garantir uma esterilização adequada:
- Faça uma limpeza prévia do alicate, removendo eventuais resíduos de unha, cutícula ou produtos. Para isso, é só utilizar uma escova macia, passando-a na ferramenta;
- Coloque o álcool isopropílico em um recipiente e mergulhe o alicate nele. Recomenda-se que mantenha a ferramenta imersa por 15 minutos;
- Retire o alicate após o período indicado e deixe secar naturalmente. Se tiver pressa, pois irá utilizar o item, use um secador de cabelo para acelerar esse processo.
-
Esterilize usando água fervente
Não tem álcool isopropílico em casa? Então, não precisa desistir, dá para esterilizar seus alicates de unha com água fervente. Abaixo, apresentamos como funciona esse processo, para que você realize tudo com praticidade:
- Limpe previamente o alicate, removendo resíduos mais grossos de unha, cutícula e de produtos;
- Coloque água em uma panela e leve ao fogo até ferver;
- Mergulhe o alicate de unha quando a água estiver fervendo. Mantenha-o imerso por 15 minutos com a água sempre fervendo;
- Desligue o fogo e tire o alicate da água. Aguarde que a ferramenta esfrie totalmente antes de utilizá-la.
Um detalhe importante: quer reforçar ainda mais a esterilização? Neste caso, é interessante passar álcool 70% no alicate após o processo de fervura. Mas faça isso quando a ferramenta estiver em temperatura ambiente!
-
Invista em um esterilizador de alicates pequeno
Se você fizer uso frequente dos alicates, inclusive se eles forem utilizados por mais de uma pessoa em casa, vale a pena investir em um esterilizador pequeno para uso doméstico.
Há alternativas eficientes disponíveis no mercado, com opções por menos de R$ 100,00. Seu uso é simples e rápido, além de ser uma alternativa muito segura. Veja como funciona:
- Faça uma limpeza prévia da ferramenta para remoção de eventuais resíduos. Use uma escova de cerdas macias ou um pano, passando-o sobre o alicate;
- Coloque a ferramenta no esterilizador, tendo o cuidado de seguir as instruções do fabricante do equipamento. Dessa forma, você garante que a esterilização seja feita corretamente;
- Tire o alicate do equipamento após o período indicado pelo fabricante.
Prático, não é mesmo? Além de ser uma boa alternativa para quem faz a unha em casa por conta própria, também é uma opção perfeita para profissionais, como manicures, pedicures e podólogas.
Como preservar seus alicates de unha?
Existem dicas que ajudam a preservar seus alicates, além da esterilização regular. Confira, logo abaixo, quais são as principais e mais eficientes:
- Limpe a ferramenta após o uso, para evitar o acúmulo de resíduos;
- Faça o armazenamento correto, em um local limpo e seco;
- Afie o alicate regularmente, o que possibilitará realizar cortes precisos.
Aproveite para seguir nossas dicas e mantenha seus alicates de unha sempre em perfeito estado, gastando pouco nesse processo!