Será que quem mora sozinho pode receber Bolsa Família? Essa dúvida se tornou muito recorrente a partir do momento em que milhares de famílias unipessoais começaram a ser retiradas do programa. A partir desse ocorrido, muitas pessoas que moram sozinhas começaram a se sentir aflitas, crendo que perderiam os Benefícios Sociais.
Além disso, há famílias unipessoais em situação de vulnerabilidade social que desejam fazer parte do Bolsa Família, mas ainda não têm conhecimento se é possível fazer esse tipo de cadastro. Neste texto, elencamos algumas considerações e informações sobre esse assunto. Acompanhe.
Quem mora sozinho PODE receber Bolsa Família?
Sim, quem mora sozinho pode receber Bolsa Família. Porém, é necessário fazer o cadastro como família unipessoal e aguardar a liberação do pagamento de acordo com a porcentagem destinada a essas pessoas.
Isto é, recentemente o Governo estipulou um “teto” de porcentagens de famílias unipessoais que podem ser cadastradas no programa. Agora, apenas 16% dos cadastros feitos nas cidades podem ser de famílias unipessoais.
Isso porque, segundo levantamentos feitos por especialistas, cerca de 16% da população brasileira mora sozinha, tendo a si própria como núcleo familiar. Logo, se o número de famílias unipessoais cadastradas no Bolsa Família for maior do que essa porcentagem, há grandes chances de estamos diante de um tipo de fraude.
Porém, essa porcentagem pode acabar fazendo com que essas famílias entrem em uma lista de espera. Por exemplo, se você deseja fazer o seu cadastro no CadÚnico para receber o Bolsa Família como uma família unipessoal, mas na sua cidade já foi atingido o teto máximo de 16% dos cadastros de famílias com apenas um membro, você automaticamente entra em uma lista de espera para participar do programa.
Embora isso seja burocrático e possa fazer o pagamento demorar um pouco mais do que o esperado, a verdade é que, apesar disso, quem mora sozinho pode receber Bolsa Família, desde que faça o seu cadastro corretamente.
Quando não é possível receber Bolsa Família?
Como vimos, quem mora sozinho pode receber Bolsa Família, desde que faça o cadastro corretamente, é claro. Porém, para receber de fato, é preciso estar dentro dos requisitos do programa. Afinal, não são todas as pessoas que têm direito aos Benefícios Sociais do Governo.
Sendo assim, é importante considerar que a principal regra do Bolsa Família está associada com a renda per capita da família. O máximo permitido de renda per capita, para participar efetivamente do programa, é de R$ 218. Isso significa que uma família unipessoal só poderá participar do programa se a renda não ultrapassar esse valor mensalmente.
Caso a renda seja maior do que isso, o cidadão não estará dentro das regras do programa e, por conta disso, não poderá dar continuidade ao seu cadastro. Em contrapartida, se a renda for menor do que R$ 218, ou mesmo for inexistente, aí sim a pessoa poderá prosseguir com o seu cadastro.
Lembrando que, nesse caso, é necessário assinar um termo de responsabilidade sobre as informações que são apresentadas, comprovando que elas são verídicas e não fraudulentas.