Afinal, quem recebe um salário mínimo tem direito a receber o Bolsa Família? Ou há alguma regra no programa que impede a pessoa de receber esse pagamento?
No conteúdo de hoje, aqui do Dicas do Dia, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto. Afinal, existem situações em que uma pessoa que recebe um salário mínimo pode, sim, receber o Bolsa Família, mas em outros casos não.
E para saber mais sobre isso e verificar se você pode receber esse pagamento, continue lendo para tirar as suas dúvidas!
Quem recebe um salário mínimo tem direito a receber o Bolsa Família?
Em alguns casos, quem recebe um salário mínimo tem direito a receber o Bolsa Família, mas nem sempre isso é possível. Devemos ter em mente que o programa social do Governo parte de um pressuposto bem importante: a renda per capita para o Bolsa Família.
O que seria essa renda per capita? É a renda total da família dividida pelo número de membros que mora na mesma casa. O resultado é a renda per capita. Se essa renda for maior do que o limite do programa impõe, não será possível fazer o seu cadastro para receber o benefício.
Atualmente, a renda per capita máxima é de R$ 218. Portanto, se você recebe um salário mínimo e está em busca da possibilidade de receber no Bolsa Família, deve, simplesmente, fazer esta conta:
- Somar toda a renda da sua família, ou seja, somar o seu salário com o das outras pessoas que moram com você;
- Dividir pelo número de membros que vive na mesma casa;
- Avaliar se o resultado fica abaixo de R$ 218.
Se ficar abaixo, você poderá receber mesmo que esteja trabalhando de carteira assinada e recebendo um salário (desde que também atenda as outras regras do programa). Em contrapartida, se nas suas contas você perceber que o valor ficou acima do limite permitido, automaticamente você não poderá ser incluído no programa.
Isso porque, tem-se em mente que quem recebe valores acima do limite pode, de alguma maneira, manter a subsistência de sua família. Logo, não está elegível ao programa Bolsa Família.
Por conta disso tudo que dizemos que em alguns casos é possível receber o Bolsa Família, apesar do salário mínimo, e em outros casos não.
Quem não tem direito ao Bolsa Família?
Como vimos acima, basicamente, o que se leva em conta na hora de incluir uma família no Bolsa Família é a sua renda per capita. Se ela não estiver abaixo do limite permitido, a família não tem direito ao Benefício Social.
Entretanto, outros fatores também podem fazer com que uma família apta acabe perdendo o benefício, como por exemplo, a falta de acompanhamento de saúde e a falta de seguimento das regras relacionadas à educação de crianças e adolescentes.
Por isso, além de avaliar se a sua renda per capita está de acordo com as regras do Bolsa Família, é fundamental que você também avalie se as outras imposições também estão sendo atendidas. Assim, poderá procurar o CRAS mais perto de você para fazer o seu cadastro no CadÚnico e consequentemente no Bolsa Família.