O governo federal lançou o Desenrola Brasil, que é um programa que possibilita a renegociação de dívidas em condições mais atrativas para o consumidor que está com o nome negativado.
Se esse for o seu caso, saiba que é fácil negociar sua dívida pelo programa. Aqui, você descobre como fazer isso, conseguindo ter nome limpo e um melhor score de crédito!
O que é o Desenrola Brasil?
Trata-se de um programa de renegociação de créditos inadimplidos, do governo federal. Seu foco é a recuperação de crédito de devedores que têm dívidas negativadas, ou seja, o famoso “nome sujo”.
Quem pode participar do programa?
De acordo com o governo federal, pessoas físicas que tenham renda mensal bruta de até dois salários-mínimos podem participar do Desenrola Brasil. No entanto, precisam ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.
Além disso, é preciso cumprir outro pré-requisito: as dívidas renegociadas devem ter sido negativadas de 2019 a 2022 e o valor precisa ser inferior a R$ 20 mil.
Como negociar dívida pelo Desenrola Brasil
O programa possui uma plataforma digital que lista todas as dívidas do consumidor. Além disso, mostra o desconto que a empresa credora oferece. Para acessar essa plataforma, você precisa ter uma conta gov.br no nível prata ou ouro.
Você cumpre esses pré-requisitos? Então, confira o passo a passo que preparamos sobre como negociar dívida pelo Desenrola Brasil:
- Acesse a plataforma Desenrola Brasil e clique em “entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e clique em “continuar”;
- Digite sua senha de acesso e clique em “entrar”;
- Selecione as dívidas que deseja negociar e o desconto que é mais atrativo.
- Indique qual a forma de pagamento de seu interesse. É possível pagar à vista ou financiar em até 60 meses. Vale citar que os abatimentos podem variar de acordo com a forma de pagamento. Na prática, isso significa que se pagar à vista, pode ser que tenha um desconto melhor;
- Efetue o pagamento considerando a forma e a data selecionada.
Pronto! Simples, não é mesmo? Só tome o cuidado de pagar a dívida até o dia de vencimento, para não perder as condições negociadas e manter o acordo.
As empresas credoras tiram o nome e o CPF do consumidor de órgãos de proteção ao crédito em até cinco dias após o pagamento. Portanto, seu nome ficará limpo novamente em poucos dias, mas somente depois do pagamento, seja à vista ou da primeira parcela.
Como se inscrever no CadÚnico
Você viu aqui que um dos pré-requisitos para participar do Desenrola Brasil é ter inscrição no CadÚnico. Mas como realizá-la? A inscrição é feita pessoalmente em um posto de atendimento. Confira, a seguir, como funciona:
- Dirija-se a um posto de atendimento (Centro de Referência de Assistência Social – CRAS) ou setor do Bolsa Família. Você pode buscar o endereço mais perto de você na plataforma Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS);
- Leve consigo um documento de identificação com foto, CPF ou título de eleitor, comprovante de residência e documentos de todas as pessoas que moram na sua casa (CPF, principalmente);
- Informe que deseja fazer a inscrição no CadÚnico.
O atendente começará o cadastro, levantando todos os dados necessários. Além do CPF dos moradores da casa, também é importante informar a renda de cada um.
Após a realização do cadastro, deve-se atualizar os dados a cada dois anos. Além de ser utilizado para o programa Desenrola Brasil, o CadÚnico também é obrigatório para outros programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família.
Veja também: O que é necessário para receber o Bolsa Família?