Aprender truques para limpar janelas sem deixar marca é um passo fundamental para ter um acabamento perfeito e translúcido. Afinal, sabemos que nem sempre é fácil conquistar aquela limpeza perfeita, não é mesmo?
Por isso, a equipe do Dicas do Dia preparou este conteúdo com um passo a passo completo de como você pode limpar as suas janelas da melhor maneira possível. Não deixe de conferir os detalhes!
Truques para limpar janelas sem deixar marca – Veja o passo a passo!
Na hora de limpar janelas sem deixar marca, o ponto-chave é saber quais materiais costumam dar bons resultados. Pela internet, você já deve ter visto que a melhor opção é o álcool, porém, ele nem sempre será capaz de remover todas as marcas de gordura dos vidros.
Existem outros materiais que podemos usar para deixar a janela limpinha e brilhante, veja quais são:
- Água limpa;
- Esponja nova de cozinha;
- Balde;
- Detergente neutro;
- Dois ou três panos secos e limpos. Preferencialmente que não soltem pelinhos.
Agora, vamos entender como usar cada um desses itens na sua limpeza de janelas:
1. Use a esponja com detergente e água
Comece colocando a água limpa em um balde, pois ela será a base da sua limpeza. Depois disso, mergulhe a esponja nessa água, retirando o excesso de líquido em seguida. Dito de outra forma, deixe a esponja úmida, mas não encharcada.
Feito isso, você irá aplicar de três a cinco gotinhas na parte amarela da esponja.
Com tudo isso feito, é hora de começar a limpar a janela. Faça movimentos circulares com o lado amarelo da esponja entrando em contato com o vidro. Lembre-se de limpar bem, cada cantinho. Durante o processo, você pode precisar molhar a esponja e aplicar mais detergente, fique de olho nisso.
Outro ponto importante é não deixar o detergente secar no vidro, pois assim ficará manchado.
2. Retire a espuma com um pano
Depois de esfregar bem toda a área da janela (que pode ser a metade dela primeiro), retire toda a espuma com um pano seco. Remova bem, sem deixar espuma escorrendo e nem um pouquinho de detergente na sua janela.
Faça isso com atenção, sempre olhando se não se esqueceu de nenhuma parte.
3. Use outro pano limpo para secar
Assim que toda a espuma for removida, é hora de limpar janelas sem deixar marca de fato, usando um pano extra, seco e bem limpinho, para dar acabamento.
Você deve usar um pouco de pressão (mas sem exagero para não quebrar o vidro, claro), para dar uma espécie de polimento.
É muito importante que o pano seja bem macio e não cause atritos que arranhem o vidro nesse momento. Fique de olho nesses aspectos, ok?
4. Deixe o resto secar naturalmente
Por fim, depois de seguir os passos anteriores de como limpar janelas sem deixar marca, é hora de permitir que os vestígios restantes evaporem sozinhos.
Fazendo isso nas janelas, as chances de deixá-las bem limpinhas serão bem grandes. Considere fazer o teste e veja se funciona no seu vidro!