Não há nada mais encantador do que um cachorro filhote, mas muitas vezes, nessa fase, eles ganham o título carinhoso de “cão destruidor”. Esse comportamento, mesmo quando eles destroem inocentemente um brinquedo, deve ser abordado desde o início.
Hoje, vamos explorar esse tema e compartilhar algumas dicas sobre como reverter essa situação, seja com um filhote ou um cão adulto. Afinal, mesmo fofinhos, destruir objetos também pode fazer mal a eles.
Cão destruidor: por que os cachorros gostam de destruir as coisas?
Quando são filhotes, os cachorros têm uma tendência natural a destruir coisas, muitas vezes devido aos dentinhos nascendo. Mesmo sendo uma fase passageira, é essencial desencorajar esse comportamento desde cedo.
Uma dica valiosa, especialmente para filhotes, é buscar em pet shops brinquedos adequados para essa fase. Os mordedores são excelentes, pois ajudam a aliviar o desconforto da troca de dentes.
Além disso, os cachorros adoram brincar com bolinhas, o que pode ser uma ótima distração e diversão para os cães destruidores. Sempre que o filhote mostrar interesse em morder objetos inadequados, repreenda-o e ofereça seus próprios brinquedos.
Veja também: Saiba como fazer areia de gato lavável e economize muito com seus pets
5 dicas para acabar com a necessidade de ser um cão destruidor
- 1. Tédio, ansiedade ou frustração:
Cães que destroem coisas podem estar expressando tédio, ansiedade ou frustração. Nesses casos, o animal precisa de mais atenção e interação com o tutor. Passeios regulares, brincadeiras e exercícios podem ajudar a dissipar esses comportamentos destrutivos.
- 2. Falta de diversão:
Cães adultos também precisam de estímulos e brincadeiras. Incentive-os a brincar, oferecendo uma variedade de brinquedos adequados ao ambiente em que ficam quando estão sozinhos.
- 3. Territorialismo:
Verifique se outros animais não estão tentando invadir o território do seu pet. Produtos repelentes, conhecidos como “afasta cão”, podem ajudar a modificar esse comportamento.
- 4. Ansiedade:
Mudanças repentinas de comportamento podem indicar ansiedade. Se isso ocorrer, buscar a orientação de um veterinário é a melhor opção para o cão destruidor.
- 5. Destruição de objetos próprios:
Quando o cachorro destrói seus próprios objetos, como a caminha, pode ser um problema comportamental mais complexo. Se as abordagens anteriores não surtiram efeito, procurar a ajuda de um profissional em comportamento animal é a melhor escolha.
Veja também: 8 dicas incríveis para adaptar cachorro em apartamento
Meu cachorro destruiu meu jardim, e agora?
O comportamento de cavar buracos ou destruir jardins, embora comum, pode ter diversas causas, como instinto ancestral, busca por frescor ou até mesmo diversão. Para resolver esse comportamento, é possível:
- Oferecer um espaço adequado para o cão destruidor brincar: em quintais grandes, permita que o cão brinque em uma área específica. Cães adoram a terra e precisam de exercícios.
- Adaptar o jardim: proteja áreas delicadas com telas, evitando que o cão prejudique plantas sensíveis.
Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para educar seu cão destruidor, proporcionando a ele um ambiente mais feliz, repleto de brincadeiras e passeios.
Enfim, gostou da nossa dica? Então, aproveita e compartilha em suas redes sociais. Comenta, nós do portal Dicas do Dia adoramos saber a opinião dos nossos leitores! Segue nosso Instagram @obizucursos.
Você pode gostar: Modo Rapunzel ATIVAR! Adicione esse óleo ao seu Shampoo e o MILAGRE vai acontecer