Está em busca de dicas para a panqueca não grudar na frigideira? Esse problema é muito comum, mas simples de ser evitado com truques caseiros e econômicos.
Aqui, você confere o que fazer para a panqueca não grudar na frigideira, garantindo uma massa inteira, uniforme e cozida no ponto certo. Vamos nessa?
-
Controle o fogo para a panqueca não grudar na frigideira
Um dos principais motivos para a sua panqueca grudar na frigideira é o calor insuficiente. Quando a superfície não está quente no nível certo, a massa não cozinha de maneira uniforme, o que faz com que grude no utensílio.
Portanto, é essencial controlar o fogo na hora de preparar a panqueca. Para acertar na temperatura, preaqueça a frigideira em fogo médio por cerca de dois minutos.
Existe uma forma de identificar se a frigideira atingiu a temperatura ideal: pingue um pouco de água nela. Se evaporar rapidamente, ela chegou no nível de calor adequado. Basta colocar a massa e cozinhá-la normalmente.
-
Utilize algum tipo de gordura para fazer a massa deslizar
Se a sua panela não tem revestimento antiaderente, uma dica que funciona bem é usar algum tipo de gordura para fazer a massa deslizar na frigideira. Dá para utilizar desde óleos vegetais até alternativas como a manteiga.
O que você tem de se atentar é à quantidade de gordura. Por mais tentador que seja, evite exageros! A panqueca não precisa ficar encharcada de óleo para não grudar na frigideira.
Para acertar na quantidade de gordura, recomenda-se que pingue um fio de óleo ou coloque um pequeno pedaço de manteiga, o que é suficiente para cobrir toda a superfície do utensílio.
Dá para espalhar essa gordura de duas formas: usando um pincel próprio para culinária, como o de silicone, que não solta cerdas. Outra é usando uma folha de papel toalha.
Se notar que a panqueca começou a grudar novamente, suspenda a preparação e passe outra camada fina de gordura. Assim, elimina-se a possibilidade de perder toda a massa.
-
Espalhe a massa corretamente para a panqueca não grudar na frigideira
Outro truque que reduz expressivamente a possibilidade de a panqueca grudar é saber espalhar a massa de maneira correta. Para isso, use uma concha e procure sempre colocar a mesma quantidade de massa.
Então, gire a frigideira com delicadeza, para garantir que a massa se espalhe de forma uniforme. Dessa maneira, a panqueca cozinha de modo igual, minimizando o risco de que grude em algum canto.
-
Cuidado com a textura da massa de panqueca
A textura da massa também influencia diretamente em sua capacidade de grudar na frigideira. O ideal é que ela não esteja muito líquida, apresentando uma leve cremosidade.
Quando a textura é líquida, aumenta-se o risco de a massa desandar e de grudar na frigideira, tendo maior dificuldade para atingir o ponto de cocção perfeito.
-
Espere pelas bolhas ao preparar a massa
Colocou a massa na frigideira? Então, espere pelas bolhas! Elas surgem quando a massa atinge um nível ideal de cocção, formando uma espécie de crosta. Quando isso ocorre, você consegue mexer e virar a massa com facilidade.
Antes de virar a massa, use uma espátula para verificar se a panqueca está realmente solta e cozida. É só levantar uma parte da massa, confirmando que desgruda sem dificuldade.
Dê preferência para o uso de uma espátula de silicone, que não risca a frigideira e é mais suave ao toque, reduzindo o risco de quebrar o disco de massa.
Viu como é fácil evitar que a panqueca grude na frigideira? Siga estas dicas e prepare esse prato com muito mais facilidade!