Precisa tirar gordura do exaustor de cozinha, mas não sabe como fazer isso? Acredite, essa situação é muito comum. Mas não precisa desanimar! Dá, sim, para limpar seu exaustor de maneira simples, sem contratar um profissional.
Para isso, basta seguir o passo a passo que preparamos para te ajudar, deixando seu equipamento como novo, inclusive com um melhor desempenho. Vamos juntos?
Por que tirar gordura do exaustor de cozinha?
A remoção da gordura do exaustor é importante porque o acúmulo desse resíduo altera seu desempenho. Portanto, o equipamento deixa de remover fumaça, odores de alimentos e outras partículas de gordura que ficam no ar.
Outro problema comum é que o acúmulo de gordura pode estimular a proliferação de bactérias e fungos. Se isso acontecer, esses microrganismos podem ser lançados no ar, provocando problemas alérgicos. Também existe o risco de o exaustor emitir odores desagradáveis.
Daí a importância de remover a gordura do equipamento. Dessa forma, garantirá que funcione de maneira adequada, além de diminuir a chance de ter complicações de saúde por conta do exaustor, tornando o ambiente mais salubre e seguro.
Passo a passo para tirar gordura do exaustor de cozinha
Afinal, como limpar o exaustor de cozinha, removendo a camada de gordura que o equipamento acumula naturalmente com o uso contínuo? Essa tarefa é muito mais simples se seguir este passo a passo que preparamos para te auxiliar:
1. Desligue o exaustor
Seu primeiro passo é desligar o exaustor, para realizar o trabalho de limpeza com muito mais segurança. Basta desativar o painel de controle do equipamento, bem como desligá-lo da tomada.
2. Retire as lâminas do equipamento
A maioria dos modelos de exaustor demanda a retirada das lâminas para limpeza, conseguindo realizá-la com maior facilidade. Para saber se esse é o caso do seu equipamento, consulte o manual de uso para obter informações precisas.
3. Prepare uma misturinha para limpeza e remoção da gordura
Você pode remover a gordura do equipamento usando uma misturinha caseira. Para isso, basta colocar bicarbonato de sódio em um recipiente e ir pingando vinagre branco até obter uma pasta.
4. Aplique a mistura nas lâminas do exaustor
Depois de preparar a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco, é só aplicá-la com o auxílio de uma esponja macia ou de um pano limpo. Passe a pasta por toda a extensão da lâmina, certificando-se de cobrir toda a área, inclusive locais com mais acúmulo de gordura.
5. Aguarde o período de ação
Depois da aplicação da pasta, você deve deixar as lâminas descansando por, no mínimo, 15 minutos. Durante esse período, os ativos dissolvem a gordura grudada no equipamento, podendo eliminar eventuais resquícios com maior facilidade.
6. Faça a lavagem das lâminas
Passado o período indicado, você deve prosseguir com a lavagem das lâminas. É fácil realizar esse processo, basta esfregar as lâminas com uma esponja ou escova de cerdas macias.
Então, enxágue cada uma delas com água morna e seque totalmente. Seu próximo passo é reinstalar as lâminas no exaustor. Se tiver dificuldade para realizar esse procedimento, confira o manual do usuário.
7. Ligue o equipamento novamente
Depois de realizar a limpeza e a reinstalação das lâminas, você já pode religar o equipamento, aproveitando um melhor desempenho, com segurança para sua saúde.
Procure realizar esse processo de limpeza pelo menos uma vez ao mês, para preservar o exaustor. Além disso, substitua o filtro de gordura dentro do período indicado pelo fabricante do equipamento, informação que pode ser obtida no manual do usuário.
Simples, não é mesmo? Com esse passo a passo, você mantém seu exaustor livre de gordura, com ótimo desempenho por muito mais tempo!