Nem sempre é fácil limpar tapete felpudo da melhor forma. Inclusive, há quem tente lavar na máquina, mas acabe se frustrando com o resultado, já que esse tipo de tapete pode ser danificado dessa forma.
Pensando nisso, nós do Dicas do Dia preparamos um passo a passo simples que pode te ajudar a limpar o tapete com mais facilidade. Confira!
Método PERFEITO para limpar tapete felpudo: Conheça!
Na hora de limpar tapete felpudo, podemos recorrer a um passo a passo super simples, que não precisa de muitos ingredientes ou processos dificílimos.
Vejamos a seguir:
1. Esticar o tapete sobre uma superfície lisa
A primeira coisa a se fazer é esticar o tapete em uma superfície limpa e lisa. Essa superfície pode ser a da varanda ou a da garagem da nossa casa.
É importante lembrar, apenas, que o chão precisa ser limpo antes, para não atrapalhar a lavagem do tapete.
Passe o aspirador para remover toda a sujeira que já está solta e facilitar o processo.
2. Molhar bem o tapete
Em seguida, podemos molhar bem o tapete, usando baldes de água, até que ele fique bem encharcado. É importante molhar bem, para que seja possível soltar toda a sujeira.
3. Acrescentar um pouco de detergente neutro
Feito isso, podemos acrescentar um pouquinho de detergente neutro, especialmente nas partes que estão mais sujas.
Apenas tome o cuidado de não exagerar no detergente, pois poderá ser muito difícil tirá-lo do tapete depois.
Também use produtos neutros, fazendo teste no tapete para ver se ele não vai manchar.
4. Esfregar com a vassoura
Use uma vassoura limpa para esfregar suavemente o seu tapete. É importante não usar muita força, para não acabar danificando os pelinhos do tapete.
Use uma força moderada à leve, apenas para ir soltando a sujeira. Se houver necessidade, molhe novamente o tapete e aplique mais um pouquinho de detergente para continuar a limpeza.
5. Enxaguar bastante
Enxaguar abundantemente o tapete, depois de esfregar, é fundamental. Usar um balde nesta etapa pode tornar o consumo de água menor, portanto, considerar essa ideia é bem interessante.
6. Retirar excesso com o rodo ou vassoura
Alguns tapetes podem ter o excesso de água retirado com o rodo, dependendo do tipo de pelo que ele tem. Porém, se você for limpar tapete felpudo mais delicado, considere retirar o excesso de água varrendo com a vassoura, de forma suave.
Se perceber que ainda há muita sujeira no tapete, considere repetir o processo que mencionamos nesse passo a passo, para deixar tudo bem limpinho.
7. Aplicar um pouquinho de amaciante
Depois que o tapete estiver limpinho, é possível misturar uma colher de sopa de amaciante para roupas delicadas em 500 ml de água e despejar de forma uniforme no tapete.
Lembrando que é importante testar para que o amaciante não manche o seu tapete.
8. Secagem à sombra
Por fim, é válido pendurar o tapete em uma área com sombra, para poder secá-lo sem que o calor do sol danifique as suas fibras.
O melhor é sempre ler a etiqueta do tapete, para ter certeza de que ele pode secar no sol, caso essa seja a sua preferência.
Esperamos que essas dicas te ajudem a limpar tapete felpudo!