Você sabia que dá para economizar gás de cozinha ao adotar dicas simples no seu dia a dia ao preparar alimentos? Assim, é possível fazer seu botijão durar mais tempo ou simplesmente poupar na conta de gás encanado no fim do mês.
E quais são essas dicas? A seguir, apresentamos as principais e como implementá-las na sua rotina. Confira quais são e siga nossos truques para economizar gás de cozinha!
-
Faça mais de um prato ao mesmo tempo
Sempre que possível, planeje-se para fazer mais de um prato ao mesmo tempo. Por exemplo, pretende assar carnes e legumes? Então, coloque tudo de uma vez no forno.
Além de economizar gás de cozinha, essa dica também é perfeita para poupar seu tempo, podendo dedicá-lo a outros pratos ou tarefas domésticas.
-
Não abra o forno durante o preparo
Decidiu assar um bolo ou qualquer outro alimento? Então, evite abrir o forno durante o preparo. Quando você abre, o ar frio entra no eletrodoméstico, que precisa consumir mais gás para retornar à temperatura ideal de cozimento.
Outro problema de abrir o forno antes é que você aumenta o risco de a receita desandar, perdendo os ingredientes. Portanto, evite isso! Deixe para abrir o forno somente após o tempo de cozimento.
-
Tampe a panela
Quando você tampa a panela, consegue reter o calor e vapor quente nela, o que acelera o cozimento. Dessa forma, gastará menos gás de cozinha, sobretudo em pratos que normalmente demandam um tempo maior de preparo.
-
Prefira usar sua panela de pressão
A panela de pressão cozinha alimentos em um prazo menor do que a panela tradicional. Essa dica é ainda mais especial quando se fala no cozimento de grãos como o feijão, grão de bico e outros que demoram horas para cozinhar na panela normal. Na de pressão, você consegue fazer isso em minutos.
Atenção a uma dica especial: especificamente no caso dos grãos, você pode acelerar ainda mais o cozimento se deixá-los de molho por cerca de 8 a 12 horas.
-
Mantenha seu fogão limpo
Pode parecer um detalhe pequeno, mas não é! Se o fogão estiver sujo, principalmente os queimadores, consome-se mais gás para fornecer a temperatura ideal de cozimento.
Mas como saber se os queimadores do fogão estão sujos? O segredo é conferir a chama: se estiver alaranjada ou amarelada, isso é um sinal típico de sujeira nas bocas, o que leva a um consumo maior de gás.
Para fazer a limpeza é simples, basta remover os queimadores e lavá-los com um desengordurante. Caso estejam entupidos, remova a sujeira usando equipamentos indicados para esse fim.
-
Use a boca correta para o tamanho da panela
Usar a boca correta do fogão faz toda a diferença na economia de gás de cozinha. Se for preparar o alimento em uma panela pequena, não utilize o queimador grande. Não há necessidade e ele consome uma quantidade maior de gás, gerando desperdício.
Neste caso, o ideal é que utilize o queimador pequeno, que é compatível com o tamanho da panela. Só é interessante usar o queimador maior se quiser ter uma quantidade alta de calor para acelerar o preparo do alimento, compensando o gasto elevado de gás.
-
Aproveite o vapor dos alimentos
Considere aproveitar o vapor dos alimentos para cozinhar outros, como legumes. Dessa forma, conseguirá poupar gás de cozinha, bem como acelerar o preparo dos pratos.
Vale lembrar que o cozimento a vapor também é uma alternativa muito mais saudável, pois não demanda gordura e preserva o sabor e nutrientes dos alimentos.
Você conhece mais algum truque para economizar gás de cozinha? Aproveite para deixá-lo aqui nos comentários!