O cabelo verde por causa da piscina pode ser um problemão para quem tem fios claros, e com a chegada dos dias mais quentes, isso pode se tornar mais recorrente.
Esse verde que fica nos cabelos depois do banho de piscina diz respeito ao cloro presente na água, que “penetra” no cabelo de modo a alterar a sua cor.
Embora seja algo passageiro e que sairá com o tempo, muitas pessoas podem encarar a situação como não sendo esteticamente agradável. Por isso, buscam formas de remover a cor o quanto antes.
A boa notícia é que existem algumas atitudes que podem te ajudar a minimizar esse problema, e neste texto nós apresentamos algumas dicas!
O que pode ajudar em caso de cabelo verde por causa da piscina?
Existem algumas ações que podem ajudar em caso de cabelo verde por causa da piscina. A primeira delas é usar xampus que são específicos para esse tipo de inconveniente. Normalmente, esses xampus têm a cor roxa e ajudam a neutralizar o verde das madeixas.
Além disso, é possível, depois de sair da piscina e encerrar o banho ao ar livre, misturar 3 colheres de vinagre de maçã em 500 ml de água, aplicando no cabelo com um borrifador e deixando agir. Depois, é só lavar para retirar bem o vinagre.
Esse processo ajuda a reduzir o esverdeado do cabelo, neutralizando possíveis partículas. Porém, faça um teste de mecha para se certificar de que a receitinha vai funcionar no seu caso, combinado?
Com esse tipo de cuidado, você terá maiores chances de remover o cloro do cabelo sem correr o risco de danificar os fios ou de causar alguma reação em sua pele ou couro cabeludo.
Como prevenir que o cabelo fique verde por causa da piscina?
Além de aprender a “corrigir” cabelo verde por causa da piscina, é importante entender como funciona o processo de prevenção. Assim você evita esse desconforto lá na frente. Veja dicas:
- Lave o cabelo com água limpa periodicamente durante o banho de piscina. Isto é, dê pausas para lavar as madeixas em um chuveirinho que tiver por perto;
- Antes de entrar na água, encharque o cabelo em água limpa, para reduzir a absorção da água da piscina;
- Aplique um leave-in para tentar criar uma barreira protetora nos folículos capilares, reduzindo a penetração. Depois de passar um tempo na água, considere fazer uma reaplicação do produto;
- Se for passar muito tempo na água, considere usar touca de proteção ou prenda o cabelo e evite que ele entre em contato direto com a água.
Outro ponto importante é que devemos tomar cuidado com algumas receitas caseiras que vemos na internet. Por exemplo, há quem diga que o limão pode reduzir o verde do cabelo, porém, ele pode acabar causando queimaduras se você passar e depois ir à piscina, ficando exposto ao sol.
Portanto, antes de colocar em prática essas receitas “mirabolantes”, considere sempre conversar com um profissional da saúde que você confia, como um dermatologista.