Você sabe como economizar bateria do celular? Isso é importante para garantir que o aparelho funcione quando você mais precisa dele, conseguindo fazer ligações e acessar à internet com comodidade.
Se você adotar dicas especiais de como economizar bateria do celular, seu smartphone durará por mais tempo. E quais são essas dicas? A seguir, apresentamos as principais. Confira e adote todas no seu dia a dia!
-
Reduza o brilho da tela
Não há como fugir: a tela é um dos componentes que mais gastam a bateria do celular. Se ela estiver muito brilhante, certamente sua bateria diminuirá em poucas horas.
Quer evitar isso? Então, reduza o brilho da tela, o que é interessante não somente para economizar a bateria, mas também para garantir mais conforto aos olhos durante o uso do smartphone.
-
Desative os serviços que envolvem a localização
Tais serviços utilizam o GPS do celular, bem como a rede móvel ou Wi-Fi. Embora sejam, na maioria dos casos, muito precisos, os serviços de localização consomem mais bateria.
Mas atenção a um detalhe: quando for sair de casa, é interessante reativar esse serviço, para que consiga rastrear o celular. Assim, você saberá exatamente onde ele está em caso de perda, furto ou roubo.
-
Use o modo de economia de bateria
O modo de economia de bateria é um poderoso aliado para poupá-la, sobretudo em momentos em que já está bem reduzida. Trata-se de uma função que limita recursos e atualizações em segundo plano.
Em aparelhos com sistema operacional Android, por exemplo, o modo economia de bateria limita a velocidade da CPU, reduz o brilho da tela em 10%, desativa o 5G e restringe o acesso a aplicativos que têm um consumo maior.
Já em aparelhos com iOS, a função diminui o bloqueio automático para 30 segundos, bem como a taxa de atualização para 60Hz. Também restringe efeitos visuais, sincronização com o iCloud, transferências automáticas e atualizações em segundo plano.
-
Mantenha-se na rede Wi-Fi
Sempre que possível, mantenha seu celular conectado à rede Wi-Fi. Ela oferece uma conexão mais rápida, mas não é só isso: demanda menos da bateria do smartphone do que a rede móvel.
Isso é importante principalmente quando a rede móvel da sua operadora está com o sinal fraco. Nesse caso, os aplicativos demoram mais tempo para carregar informações, aumentando o consumo da bateria.
-
Ative o modo avião em áreas específicas
Ao ativar o modo avião em locais específicos, você consegue poupar a bateria de seu celular. E que áreas são essas? Normalmente as que têm pouca cobertura de redes móveis, como zonas rurais ou cidades do interior.
-
Não mantenha o celular em locais de temperatura muito alta
Você sabia que temperaturas altas podem descarregar a bateria de seu celular com maior rapidez? Logo, é interessante não manter o aparelho sob essas condições, sobretudo se quiser economizar bateria.
Além disso, a temperatura elevada pode comprometer seriamente o celular, reduzindo seu funcionamento. Em casos mais graves, o aparelho pode estufar, o que não representa um risco elevado de uso, mas indica que o smartphone está com problemas na bateria.
Vale lembrar que o celular pode esquentar sozinho por conta do uso excessivo. Se notar sinais de aquecimento, é importante encerrar os aplicativos que esteja usando e aguardar que o aparelho esfrie. Se preferir, você pode desligá-lo enquanto espera pela redução de temperatura.
-
Desative sons e vibrações do teclado para economizar bateria do celular
O teclado de seu celular emite sons ou vibrações ao toque? Então, saiba que esses recursos consomem mais bateria do aparelho e desativá-los contribuirá para a economia. Portanto, não deixe de revisar a configuração do teclado!
Aproveite para seguir nossas dicas sobre como economizar bateria do celular e mantenha o aparelho funcionando por mais tempo!