O tapete para sala é um item que faz diferença na decoração! Não é para menos, afinal, dá charme e beleza ao ambiente, além de transformar a decoração de maneira simples, sem ter muito trabalho.
Existem vários modelos de tapete para sala, o que pode dificultar a escolha da peça. Está passando por isso? Então, você está no lugar certo! Aqui, apresentamos 5 dicas infalíveis para você comprar a peça perfeita. Vamos juntos?
Por que usar tapete para sala?
Antes de conferir as dicas, é importante esclarecer o porquê usar tapete para sala. Será que vale a pena? Sim, compensa comprar a peça porque ela proporciona benefícios especiais.
Um dos principais é o complemento da decoração. O tapete para sala dá muito mais charme e elegância ao espaço, deixando-o mais bonito e personalizado.
Mas não é só isso! A peça também é responsável por tornar a sala mais confortável e aconchegante, o que faz toda a diferença na hora de usar o cômodo para descansar ou receber visitas.
O tapete é responsável por melhorar a acústica da sala, contribuindo para que tenha uma melhor experiência ao assistir a filmes, séries e seus programas favoritos na TV.
A peça oferece uma proteção ao piso, principalmente quando utilizada embaixo de móveis. Assim, é possível evitar danos ao revestimento, como os temidos riscos.
5 dicas para escolher o tapete para sala perfeito
Agora que você já sabe o porquê usar tapete para sala, chegou o momento de descobrir como escolher a peça perfeita. Veja, a seguir, as dicas que separamos para te ajudar:
-
Meça o local em que deixará o tapete
O ideal é definir previamente o local onde colocará o tapete. Então, meça essa área. Assim, saberá de antemão qual a medida do local, podendo escolher a peça que caiba perfeitamente na área.
-
Considere o tamanho da peça
Depois de medir o local, compare as informações obtidas com as medidas de seus tapetes favoritos. Atenção a um detalhe importante: recomenda-se que a peça fique embaixo de móveis ou poucos centímetros antes deles.
Quando o tapete está embaixo do móvel, garante-se um visual elegante e sofisticado. Ao optar por uma peça que fica próxima do móvel, o resultado é despojado e casual.
Portanto, escolha o efeito que deseja passar na decoração. Se optar por deixar o tapete debaixo dos móveis, compre uma peça com sobra mínima de 20 centímetros em todos os lados.
-
Escolha a cor ideal
Lembre-se de que o tapete é um item decorativo, por isso dar uma atenção extra à cor é fundamental. Escolha a peça numa tonalidade que tem a ver com o restante da decoração, para ter um visual harmônico.
Se estiver em dúvida sobre qual cor escolher, aposte numa tonalidade neutra, que é mais segura. Entre as principais opções, destaque para tons como o preto e cinza.
Quer uma peça colorida? Considere comprar uma estampada, com padronagens como as de flores, listras, arabescos, formas geométricas, entre outras.
-
Leve em consideração o material
Os tapetes de algodão, materiais sintéticos ou mistos são excelentes escolhas. Geralmente, os sintéticos são mais fáceis de limpar, por isso são perfeitos se você não quiser ter trabalho na higienização da peça. Além disso, os tapetes de fibras naturais, como o sisal, também têm limpeza simples.
-
Defina seu formato preferido
Há tapete para sala redondo e retangular. O retangular é o mais tradicional e à prova de erros. O redondo confere dinamismo à decoração. A escolha do melhor formato depende do efeito que deseja transmitir: se clássico (opte pelo tapete retangular) ou dinâmico (escolha o modelo redondo).
Aplique nossas dicas e acerte na escolha do tapete para sala, garantindo um modelo incrível!
Veja também: como escolher geladeira nova: 4 dicas para acertar na compra