Conseguir secar a roupa rápido é muito importante em dias de chuva, para não correr o risco de as peças acabarem ficando com mau cheiro. Porém, quais são os passos que podemos seguir para conseguir esse resultado? Quais estratégias podem ajudar?
Neste texto do Dicas do Dia, apresentamos algumas ideias que podem ser úteis para você. Não deixe de conferir!
Como secar a roupa rápido?
Para secar a roupa rápido, é preciso investir em estratégias básicas e até mesmo óbvias: precisamos aumentar o poder de a água da peça evaporar mais rapidamente, ao mesmo tempo em que podemos utilizar mecanismos que absorvam a água das peças.
Nos tópicos abaixo, explicamos algumas “manobras” que funcionam nesses casos. Continue lendo para saber mais.
1. Use álcool no último enxágue
Você sabia que o álcool pode ajudar a secar a roupa rápido? Isso porque ele auxilia na aceleração da evaporação da água. Dito de outra forma, ele faz com que a água presente na peça de roupa evapore com mais rapidez.
Para isso, você pode adicionar cerca de 50 ml de álcool no último enxágue das suas peças. Despeje diretamente na água da máquina, de modo a não manchar nenhuma peça.
2. Posicione um ventilador em direção ao varal
Posicionar o ventilador em direção ao varal também é um bom caminho. O vento fará com que as peças acabem secando mais rapidamente, inclusive se o varal estiver ao ar livre. Dentro de casa, essa dica é ainda mais certeira, já que, às vezes, falta ventilação em alguns ambientes.
3. Considere o uso do ar-condicionado
O ar-condicionado, por si só, tem o poder de deixar o ar de qualquer ambiente mais seco. Isso significa que ele pode potencializar o processo de evaporação da água das roupas. Sendo assim, você deve posicionar o varal em um cômodo que tenha um ar-condicionado, e deixar ali por alguns minutos ou até horas, para que tudo fique bem sequinho.
O único “problema” é se o consumo de energia for muito grande. Por isso, é importante avaliar esse caso nesse sentido.
4. Movimente a roupa de tempos em tempos
Ao invés de simplesmente pendurar a roupa no varal e esperar que ela seque por si só, considere movimentá-la de tempos em tempos. Assim, mais partes da peça estarão expostas ao tempo, de modo a evaporar a água com mais facilidade.
E não se esqueça de que para secar a roupa rápido é preciso que as peças tenham o espaço de, pelo menos, um palmo entre uma e outra no varal, para potencializar a circulação de ar.
5. Remova o excesso de umidade com toalhas
Remover o excesso de umidade com as toalhas também é um bom caminho, especialmente se você não tem uma centrífuga. Para isso, você pode enrolar as peças molhadas em uma toalha seca, para que ela absorva o excesso de umidade da peça. Assim, haverá menos água na roupa e o processo de secagem, mesmo que no varal, poderá ser mais rápido.
Boa sorte na sua secagem!