Conseguir manter o rejunte sempre limpinho parece um desafio na sua casa? Nós entendemos! Realmente, em algumas regiões do país, especialmente nas mais úmidas, a limpeza dos rejuntes pode ser mais difícil, já que a umidade excessiva causa o aparecimento de manchas e outros problemas.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas que podem te ajudar a limpar o seu rejunte e a mantê-lo bonito por mais tempo. Não deixe de conferir!
Dicas para manter o rejunte sempre limpinho
Na hora de manter o rejunte sempre limpinho é preciso ter uma coisa em mente: a regularidade. Afinal, não dá para limpar o rejunte apenas uma vez e esperar que ele se mantenha sempre bem limpo.
Sendo assim, considere as dicas abaixo como opções para manter a regularidade da limpeza da sua casa, mas sempre com o intuito de fazer limpezas periódicas para uma maior eficiência. Confira a seguir:
1. Misturinha com bicarbonato de sódio e água
A primeira dica para manter o rejunte sempre limpinho é fazer uma limpeza profunda usando o bicarbonato de sódio e água.
Nesse caso, é possível fazer um tipo de pastinha com essa mistura, como se formasse um verdadeiro hidratante. Depois disso, pode-se aplicar na superfície dos rejuntes, desde que eles estejam limpos e secos.
Deixe agir por alguns minutos, para que o bicarbonato possa atuar e começar a amolecer a sujeira que pode estar impregnada.
Entretanto, não exagere no tempo de pausa, pois o excesso de tempo pode acabar danificando o seu rejunte, combinado?
Inclusive, sugerimos que você faça um teste prévio em uma área pequena e escondida, para não ter surpresas desagradáveis.
Assim que o tempo de pausa for atingido, use uma escova de cerdas macias para esfregar e depois enxágue bem.
2. Aplicação de vinagre diluído
O vinagre também pode ser super poderoso na hora de manter o rejunte sempre limpinho. Você pode misturar uma parte de água para uma parte de vinagre e aplicar diretamente nos rejuntes.
Da mesma forma que comentamos na receitinha anterior, é importante garantir que haja um tempo de pausa. No entanto, esse tempo não pode ser muito prolongado, uma vez que também pode causar danos no rejunte.
Novamente, sugerimos que você teste e verifique se o rejunte suporta essa limpeza profunda.
Caso não apareça nenhum problema, use essa técnica para limpar todas as manchas, finalizando sempre com uma escovinha de cerdas mais macias e enxaguando bem.
3. Limpeza imediata
Por fim, para manter o rejunte sempre limpinho, lembre-se de fazer limpezas imediatas e periódicas. Se algo cair no rejunte, enxágue bem.
Além disso, use a escovinha macia para limpezas regulares, cerca de duas vezes por semana, apenas com água e detergente neutro.
Desse modo, combate-se a possibilidade de o rejunte acumular sujeira e precisar de uma limpeza muito profunda novamente. Pense nisso!