O peixe Betta é carnívoro, mas não só de minhoca vive. O peixe Betta, também conhecido como peixe combatente siamês, é uma espécie popular de aquário. Ele é conhecido por sua beleza, personalidade e facilidade de cuidado.
No entanto, alguns donos de Betta podem ter dúvidas sobre sua alimentação. É sobre isso que vamos falar em seguida, confira!
Peixe Betta é carnívoro?
Na natureza, o peixe Betta se alimenta de pequenos invertebrados aquáticos, como insetos, vermes e camarões. Por isso, ele é considerado um peixe carnívoro. Em cativeiro, a base da alimentação do Betta também deve ser composta por alimentos de origem animal.
Veja também: Acabe com os carunchos com 1 ingrediente comum; veja 9 dicas para evitar que voltem
Peixe Betta pode comer minhoca?
O Betta se alimenta de pequenas minhocas aquáticas. Mas será que em cativeiro o Betta pode comer minhoca? Sim, ele pode! No entanto, você deve adquiri-las de um local com boas procedências.
Tipos de minhoca para Betta
As minhocas aquáticas consumidas pelo Betta são ricas em proteínas, minerais e vitaminas, por isso, são fundamentais em sua alimentação em vida livre. Em cativeiro, a base alimentar do Betta é a ração, que possui tudo o que eles precisam.
Para complementar a dieta, é possível comprar minhocas desidratadas, congeladas, em gel ou vivas. Assim, você pode oferecer o agrado para seu Betta cerca de duas vezes na semana. Veja, a seguir, os tipos de minhoca mais comuns para o peixe Betta:
- Larvas de Glycera: Esse tipo de larva de verme marinho é um dos alimentos mais comuns do Betta oferecidos em cativeiro. Você pode encontrá-la nos pets shop vivas ou congeladas. Elas são vermelhas, pois são ricas em ferro.
- Vermes de Grindal: O Betta também pode ser alimentado com os vermes de Grindal. Eles são brancos, medem cerca de 1 cm e são ricos em proteínas e gorduras. A maioria dos peixes de água-doce se alimentam da guloseima.
- Minhocas californianas: As minhocas californianas são as mais comuns que existem no solo e também servem para alimento de peixes, como, por exemplo, o Betta.
- Artêmias: As artêmias, na verdade, são crustáceos, mas também entram na dieta do peixe Betta. Dentre os benefícios, a artêmia aumenta a disposição e o vigor dos peixes.
Saiba mais: ELIMINE ferrugem de diferentes lugares da casa com essa DICA caseira
Ração para Betta: a base da alimentação
Apesar de o peixe Betta comer minhoca, é importante ressaltar que elas não devem ser sua única fonte de alimentação em cativeiro. A ração é a base da dieta do Betta e deve ser oferecida diariamente.
Ao escolher uma ração para Betta, é importante optar por uma que seja específica para a espécie. Essas rações são formuladas com os nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento e saúde do peixe.
A quantidade de ração a ser oferecida deve ser proporcional ao tamanho do peixe. Em geral, é recomendado oferecer a quantidade que o peixe consiga comer em poucos minutos.
Outros alimentos para Betta
Além de minhocas e rações, é possível oferecer outros alimentos ao peixe Betta, como:
- Camarões: Os camarões são uma ótima fonte de proteínas e gorduras para o peixe Betta.
- Insetos: Os insetos, como grilos, tenébrios e tenébrios moídos, também são uma boa opção de alimento para o peixe Betta.
- Folhas de espinafre: As folhas de espinafre são uma boa fonte de vitaminas e minerais para o peixe Betta.
A alimentação do Betta é importante para garantir sua saúde e bem-estar. Ao oferecer uma dieta equilibrada, você pode ajudar seu peixe a viver uma vida-longa e feliz.
Enfim, gostou da nossa dica? Então, aproveita e compartilha em suas redes sociais. Comenta, nós do portal Dicas do Dia adoramos saber a opinião dos nossos leitores! Segue nosso Instagram @obizucursos.