Está buscando dicas de como espantar pernilongo? Quando chega o verão, eles invadem as casas. Não é para menos, afinal, a combinação de calor e umidade acelera a proliferação desses insetos.
Além do incômodo de ter insetos passeando pela casa, os pernilongos podem transmitir doenças como dengue, zika, chikungunya e a elefantíase, que tem sintomas que são incapacitantes.
Se estiver procurando por formas de como espantar pernilongo, você está no lugar certo. Aqui, apresentamos 5 truques infalíveis para manter esses insetos longe de seu lar. Continue a leitura e confira!
-
Use telas em janelas e portas
As telas são aliadas na hora de espantar pernilongo. Elas funcionam como uma barreira física que impede a passagem do inseto, mantendo-o longe de sua casa.
Instale a tela nas janelas, em portas, entre outros locais de acesso que o móvel tenha. Dê preferência para as de qualidade e instalação simples, como as de velcro.
-
Aposte em repelentes naturais para espantar pernilongo
Outra dica infalível de espantar pernilongo é utilizar repelentes naturais. Entre eles, destaque para velas e aromatizadores de ambiente de citronela, cravo da índia e óleo de eucalipto.
Um detalhe importante sobre essa dica é que não basta usar esses produtos uma vez e pronto, o inseto se afastará de sua casa. Na realidade, esses cheiros precisam estar constantemente no cômodo, preferencialmente impregnados nas paredes ou móveis.
Por isso, se usar vela, mantenha-a acesa ao longo do dia. Caso aposte em um aromatizador de ambiente, o ideal é o com vareta ou em spray (tome o cuidado de borrifá-lo em paredes e móveis).
No caso específico do spray, a recomendação geral é que faça a aplicação a cada cinco horas, no mínimo. Se optar por um aromatizador industrializado, siga as instruções de uso do fabricante.
-
Climatize o ambiente
Temperaturas baixas espantam o pernilongo, porque ele não sobrevive em locais um pouco mais frios. Portanto, se tiver como, procure climatizar o ambiente.
Isso pode ser feito por meio do uso do ar-condicionado, mantendo-o de uma temperatura de 17ºC para baixo. Mais do que isso, o inseto sobrevive sem problemas.
Não tem ar-condicionado em casa e a grana está curta para comprar um? Neste caso, considere usar um ventilador diretamente sobre você. Ele não baixa a temperatura do ambiente, mas o vento um pouco mais forte mantém o inseto longe.
Por isso, recomenda-se que deixe o ventilador direcionado para você ou para o local de acesso do pernilongo, como a janela do cômodo que estiver utilizando no momento.
-
Cuidado com depósitos de água parada
Prevenir a proliferação do inseto ainda é a melhor opção. Por isso, tenha um cuidado especial com os depósitos de água em seu lar. Verifique, por exemplo, se há água parada em pratinhos de vasos de plantas ou em seu jardim.
Também confira se a caixa de água está corretamente fechada e não deixe recipientes acumulando água de chuva no quintal, sobretudo se descobertos.
Se morar próximo a uma área com terreno baldio, comunique o dono ou a prefeitura de seu município para agir de modo a evitar a proliferação do inseto.
-
Espalhe plantas repelentes pela casa
Esta dica é perfeita para quem busca formas de espantar pernilongo eficientes e que ainda melhoram a decoração. É só espalhar plantas repelentes pelos cômodos!
Entre as principais espécies com essa característica está a citronela, a hortelã, o capim limão e a erva gateira. Procure manter vasinhos com essas plantas em locais estratégicos, como perto de janelas e portas, pois são por meio delas que o inseto acessa a casa.
Aproveite para seguir essas dicas e espantar pernilongos de seu lar com maior eficiência!