Para algumas pessoas, pode ser bastante desafiador conseguir desapegar de objetos. Muitas vezes, esses itens nem têm um valor sentimental por si só, mas o desapego pode ser um pouco difícil para alguns.
Nesses casos, podemos começar a mudar aos poucos, desapegando de uma coisinha ali, outra aqui… Com o passar do tempo, torna-se possível renovar o nosso lar de maneira simples. Quer saber como? Acompanhe este texto até o fim!
Dicas para DESAPEGAR de objetos e renovar o lar
Sabemos que não existe fórmula mágica para desapegar de objetos e que, realmente, algumas pessoas podem ter bastante dificuldade para isso. Porém, pequenas atitudes, com o passar do tempo, podem contribuir para uma maior organização em nossos lares. Vejamos algumas delas:
1. Defina um objetivo
Se para você é difícil desapegar de objetos, não tente fazer uma revolução de uma hora para outra, salvo em casos nos quais você acredite que isso o fará bem.
Um caminho mais gentil com você é desenvolver um objetivo: você precisa de mais espaço em um cômodo? Um armário em específico? Essa reflexão pode te ajudar na hora de ter um norte do que fazer. Portanto, pense no seu objetivo para aquele cômodo e aquela área, pois isso vai te ajudar a desapegar depois.
2. Avalie o uso dos itens selecionados
Dentro da área que você deseja renovar, o que está sendo guardado? Quais itens estão acumulados ali? Pense sobre isso. Depois, comece a refletir sobre o uso desses itens. Quando foi a última vez que você usou? Ele ainda faz parte da sua rotina? Se não, será que ele realmente faz falta quando você não o usa?
3. Comece a desapegar gradativamente
Selecione os itens que você acredita que usa pouco ou nunca usa, e comece a desapegar de objetos de forma gradativa. Pode ser doando alguma coisa hoje, jogando outra no lixo na próxima semana… À medida que criamos o hábito de sempre desapegar, pode ser que as coisas se tornem mais fáceis.
4. Tente racionalizar os motivos pelos quais algo é importante
Por que alguma coisa é realmente importante para você? Já parou para pensar sobre isso? Às vezes, determinado item nem tem valor sentimental, e a questão é apenas o desejo de, simplesmente, não querer descartar. Mas será que isso é saudável?
Avalie o que realmente importa naquele item e se você constatar que ele nem tem um valor real, considere desapegar dele. Acredite, podemos perceber que muitos itens nem têm valor como imaginávamos, o que ajuda na hora de abrir mão.
5. Pense na possibilidade de doar para quem o objeto seja útil
Por fim, pense no quanto uma pessoa poderia ser feliz se você começasse a desapegar de objetos. Isto é, pense o quanto outra família e outra pessoa podem aproveitar algo que você não usa muito ou nunca nem tirou da caixa… Isso pode fazer com que você sinta uma motivação extra na hora de fazer uma limpa em casa, permitindo uma renovação profunda.
Pense nesses aspectos e siga o que pode ser bom para você!