Você já parou para pensar nos gastos desnecessários que atrapalham na hora de poupar, e que muitos de nós cometemos sem nos darmos conta? Pois é…
Estar atento a esses custos é indispensável na hora de conseguir guardar um pouco mais de dinheiro e cuidar das nossas finanças de forma efetiva.
Quer saber alguns pontos de atenção nesse sentido? Acompanhe e confira este texto!
Gastos desnecessários que atrapalham na hora de poupar
Existem muitos gastos desnecessários que atrapalham na hora de poupar, e é importante aprendermos a reconhecer cada um deles, de modo a tornar as nossas finanças mais equilibradas.
Veja se as situações abaixo têm causado um gasto a mais sem que você perceba:
1. Comer fora com frequência
Antes de qualquer coisa, não queremos que você entenda que não devemos ter lazer e não devemos comer fora, se gostamos disso. O que queremos dizer é que comer em restaurantes com muita frequência pode fazer com que o gasto com alimentação seja muito maior do que o valor que realmente cabe no bolso da família.
Saber equilibrar e intercalar entre comer fora em casa pode ser um caminho mais promissor, e que permite que você tenha um maior controle das finanças. Pense nisso!
2. Assinaturas de serviços não usados
Quando foi a última vez que você avaliou quais são os serviços de assinatura que estão cadastrados no seu cartão de crédito? Já parou para pensar nisso? Pois é!
Fazer essa inspeção com frequência é uma forma de detectar gastos desnecessários que atrapalham na hora de poupar. Por mais que determinadas assinaturas sejam “baratas”, ainda assim, no agregado, podem fazer grandes diferenças.
3. Atrasar pagamentos por esquecimento
Manter a organização financeira é, acima de tudo, conseguir poupar mais no fim do mês. Sabe por quê? Porque, dessa forma, reduzimos os pagamentos de taxas e multas por atraso.
Infelizmente, muitas pessoas ainda têm gastos desnecessários com essas cobranças a mais, pelo simples fato de não criar algum tipo de lembrete ou cronograma para manter as contas em dia.
Se esse for o seu caso, considere criar uma planilha para anotações, ou mesmo usar um caderno com essa finalidade. Dessa maneira, é possível ter um controle maior das datas de vencimento.
4. Manutenção inadequada em casa
A manutenção da nossa casa, quando em dia, pode nos ajudar a evitar gastos desnecessários que atrapalham na hora de poupar. Por exemplo, limpar o ar-condicionado com regularidade pode nos ajudar a evitar que ele se danifique por excesso de sujeira ou obstruções.
O mesmo vale para máquina de lavar roupa e outros eletrodomésticos que exigem manutenção preventiva.
5. Compras impulsivas
Por fim, não podemos nos esquecer de que um dos vilões das finanças é a compra impulsiva. Comprar por apenas ter visto e gostado de algo naquele momento, sem pensar sobre o assunto com calma e sem dar um “tempo de pausa” entre a vista do item e a sua compra efetiva, pode tornar as finanças mais bagunçadas.
Para evitar isso, anote, em uma lista de desejo, as compras que você deseja fazer. Planeje-se para elas e, de vez em quando, risque aquilo que não faz sentido. Assim, é possível cortar com mais facilidade os gastos desnecessários que atrapalham na hora de poupar!