O bolo solado, que é aquele com massa mais densa, é o pesadelo de muitos. Mas, acredite, esse problema é muito comum e desanima muitas pessoas, sobretudo quem prefere um bolo mais fofinho.
No entanto, não precisa desistir! Dá, sim, para evitar o bolo solado, garantindo um resultado mais macio. O segredo para isso está em seguir dicas preciosas que aumentam a chance de conseguir uma massa leve.
A seguir, você descobre quais são essas dicas e pode adotar todas para acertar na preparação da massa, garantindo um bolo fofo e muito mais gostoso. Vamos nessa?
O que é um bolo solado?
Você sabe o que é um bolo solado? É uma massa que fica murcha após o cozimento. Normalmente, ela não cresce ou cresce muito pouco, resultando em um bolo denso e mais pesado.
Esse problema é muito comum, por exemplo, ao assar um bolo de cenoura ou outras receitas que costumam ter ingredientes mais consistentes em sua massa.
5 dicas para evitar bolo solado
Afinal, o que você pode fazer para evitar o bolo solado, garantindo uma massa fofinha de maneira simples e sem estresse? Isso se torna muito mais simples se seguir estas dicas infalíveis que separamos:
-
Cuidado com as quantidades de ingredientes
Se você quer preparar um bolo fofinho, um dos principais truques é ter um cuidado especial com as quantidades dos ingredientes. Siga fielmente o que é indicado na receita, sem colocar mais ou menos.
O desequilíbrio entre os ingredientes aumenta o risco de a massa ficar solada. Se colocar muito líquido, por exemplo, isso compromete a fermentação e o bolo não cresce. Caso coloque farinha demais, a massa fica pesada e sola rapidamente.
Portanto, se você não tem conhecimento sobre as proporções ideais dos ingredientes, sempre siga uma receita como base. Isso aumenta as chances de conseguir o tão sonhado bolo fofinho.
-
Misture o fermento corretamente
Saber misturar o fermento também ajuda a evitar o bolo solado. O ideal é que acrescente esse ingrediente na quantidade indicada na receita, na parte final do preparo, sempre misturando com delicadeza.
Faça isso com um fouet (batedor de mão), espátula, colher ou na velocidade mais baixa de sua batedeira, mexendo a massa devagar para incorporar o fermento.
-
Não abra o forno antes do tempo mínimo de cozimento
A tentação para ver se a massa está ficando pronta pode ser grande, mas resista bravamente e não abra o forno antes do tempo mínimo de cozimento, que é de 20 a 30 minutos, dependendo do tipo de bolo.
Para ter maior segurança, só abra o forno após meia hora. Caso faça isso antes desse período, há um grande risco de o bolo ficar massudo e solado.
Esse problema ocorre porque se altera a temperatura dentro do forno, comprometendo o cozimento da massa. O ideal é que a temperatura seja sempre constante para assar o bolo por inteiro, de forma igual.
-
Desenforme o bolo na temperatura certa
Você sabia que se desenformar o bolo assim que tirá-lo do forno aumenta as chances de que fique solado? A massa precisa estar em temperatura ambiente para desenformá-la sem alterar sua estrutura.
Se tiver um pouco mais de pressa, você pode fazer isso quando o bolo estiver morno, mas nunca quente, quando acabou de sair do forno. Dessa maneira, evita-se que a massa murche ou desmonte.
-
Bata a farinha com a manteiga
Ao bater a farinha com uma gordura, como a manteiga, reduz-se o risco de deixar o bolo solado. Geralmente, esse problema é mais comum ao bater a farinha com um líquido. Por isso, tentar o método reverso é uma boa alternativa!