Se você está procurando por dicas de como descartar móveis, saiba que esse processo é mais simples do que muitos pensam! Inclusive, há serviços gratuitos que possibilitam a destinação correta das peças.
Mas como descartar móveis de maneira adequada? Aqui, você confere dicas para realizar esse processo de maneira simples. Continue a leitura para descobrir e evite deixá-los em qualquer canto ou que prejudiquem o meio ambiente!
Por que descartar móveis de maneira adequada?
A recomendação para realizar o descarte correto de móveis tem como objetivo evitar impactos negativos no meio ambiente. O descarte em locais inadequados, como terrenos baldios, pode resultar no acúmulo de lixo e proliferação de pragas.
Essa prática irregular aumenta o risco de disseminação de doenças localmente, prejudicando a saúde das pessoas que vivem nas proximidades. Logo, não é uma solução segura.
Além disso, queimar os móveis, como algumas pessoas fazem, não é uma alternativa eficaz. Muitas peças são fabricadas com madeira tratada com diversos produtos químicos e a queima desses materiais gera uma grande quantidade de dióxido de carbono. Assim, você contribuirá para a degradação da camada de ozônio, agravando problemas e mudanças climáticas.
O que acontece em caso de descarte irregular?
Realizar o descarte irregular de móveis é considerado um crime ambiental, sujeito a penalidades que variam de acordo com as leis municipais.
Poucos sabem, mas deixar móveis em terrenos baldios, vias públicas ou rios pode resultar em multas e, em alguns casos, até reclusão, conforme estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Cada município tem uma legislação específica sobre o caso, por isso é importante conferir a vigente em sua cidade. Em São Paulo, por exemplo, a multa por descarte irregular de móveis pode chegar a R$ 1 mil, de acordo com o previsto na Lei de Limpeza Urbana.
4 dicas de como descartar móveis de forma correta
Se deseja evitar problemas relacionados ao descarte irregular, conheça as principais maneiras de se livrar de móveis que você não precisa mais:
-
A doação é sempre uma boa escolha
Caso o móvel esteja em bom estado, considere doá-lo para algum conhecido ou instituições de caridade. Existem algumas conhecidas nacionalmente, como o Exército da Salvação.
Essas instituições geralmente oferecem a opção de retirada do móvel em sua casa, serviço que é feito gratuitamente. Portanto, você não precisa se preocupar com o transporte do item, basta contatar a instituição e agendar a retirada.
Os móveis coletados por instituições de caridade normalmente são utilizados nos serviços que prestam à população ou vendidos em bazar. O valor arrecadado é revertido para projetos sociais.
-
Utilize os serviços de coleta da prefeitura
A prefeitura de muitas cidades disponibiliza serviços gratuitos de coleta de resíduos, incluindo móveis. Funciona da seguinte forma: basta colocar o móvel na calçada no dia da remoção.
E como saber quando o serviço de coleta será feito na sua rua? Basta conferir essa informação no site oficial da prefeitura do município em que você reside. Assim, poderá fazer o descarte de maneira adequada e com praticidade.
-
Leve o móvel até um ecoponto
Algumas prefeituras ainda oferecem outro serviço gratuito, a coleta no ecoponto, que é um local de descarte de resíduos de diferentes categorias, incluindo móveis.
A única diferença em relação ao serviço anterior é que você precisa levar o móvel até o ecoponto, não há a retirada na residência. Para facilitar o transporte, considere desmontar totalmente ou parte do item, podendo colocá-lo com facilidade em um automóvel.
-
Utilize serviços privados de descarte
Se deseja uma solução mais rápida, considere contratar serviços privados de descarte, muitas vezes oferecidos por empresas especializadas. Algumas seguradoras podem oferecer esse serviço gratuitamente, portanto, se for cliente de algum seguro, verifique com a empresa se há essa cortesia.
Viu só como descartar móveis de maneira correta é simples? Aproveite para seguir nossas dicas e evite problemas na natureza e ao seu bolso!