Fazer orquídea florir é mais fácil do que muitos pensam! Existem várias dicas que você pode adotar, estimulando o florescimento da planta em qualquer estação do ano.
A seguir, você confere quais são essas dicas, inclusive como adotá-las, garantindo que sua orquídea tenha flores lindas, de modo a complementar a decoração do seu lar!
-
Adube a orquídea regularmente
Um dos principais motivos de a orquídea não florir é a falta de nutrientes essenciais. A planta tira esses nutrientes da terra e eles precisam ser repostos, o que é feito por meio de adubo ou fertilizante.
Recomenda-se que utilize um adubo ou fertilizante rico em nitrogênio, fósforo e potássio, que são conhecidos pelas letras NPK, respectivamente. Mas o que cada um desses nutrientes faz?
O nitrogênio regula a fotossíntese da planta, o fósforo dá suporte no desenvolvimento de raízes e o potássio estimula o crescimento de folhas e flores. Portanto, são fundamentais para uma orquídea saudável.
Há duas opções de fornecer esses nutrientes para a planta: por meio do uso de um adubo orgânico ou de um fertilizante NPK, que está disponível na forma líquida, em pó, entre outras.
Para fazer orquídea florir, indica-se que use o adubo de duas a quatro vezes por ano, no máximo. Mais do que isso há o risco de intoxicar a planta pelo excesso de nutrientes, correndo o risco de matá-la.
-
Coloque o vaso de orquídea no local perfeito
A orquídea é uma planta delicada, por isso não deve ficar diretamente na luz solar. O local deve ser iluminado, mas longe do sol, porque ele queima partes da planta, comprometendo seu crescimento e florescimento.
Vale mencionar que isso não se aplica a todas as espécies de orquídeas. Existem algumas que devem receber luz solar, como a Cattleya, Dendrobium, Oncidium e Phalaenopsis.
Esses tipos são chamados de orquídeas de sol e normalmente são cultivados em áreas externas, como jardins. No entanto, essas espécies devem receber sol somente no começo da manhã ou final da tarde, que é quando ele está mais ameno.
-
Faça a rega corretamente para fazer orquídea florir
Você sabia que falta ou excesso de água também comprometer o florescimento da orquídea? Por isso, recomenda-se que a rega corretamente, evitando esse problema.
Mas como regar orquídea da forma certa? Primeiro, você precisa saber que isso deve ser feito uma vez por semana, no mínimo. Caso esteja calor, aumente a frequência de rega, porque a água tende a evaporar mais rápido.
Na hora de regar a orquídea, tenha cuidado com a quantidade de água. A terra deve ficar úmida, mas não encharcada, pois a orquídea não é uma planta que gosta de muita água.
O excesso do líquido pode provocar o apodrecimento das raízes da planta. Além disso, ele estimula o surgimento de doenças e pragas que podem matar a orquídea.
Para fazer a rega corretamente, distribua a água de forma regular pelo vaso, até que ela comece a escorrer pelos furos da parte inferior. Então, pare de colocar o líquido e aguarde que todo o excesso saia. Depois, você já pode deixar o vaso no local que deseja.
-
Troque o vaso da orquídea
O vaso pode limitar o crescimento da orquídea e, consequentemente, o surgimento de flores. Por isso, uma solução interessante é trocá-lo, replantando a orquídea em um vaso um pouco maior.
Assim, a planta terá espaço suficiente para crescimento das raízes e desenvolvimento de novas flores. Ao realizar essa troca, tenha o cuidado de não danificar as raízes da planta, o que pode deixá-la mais propensa a doenças e fungos.
Viu como é fácil fazer orquídea florir? Aproveite para adotar todas as nossas dicas e garanta flores lindas na decoração de sua casa!