Que tal aprender a fazer um quadro de giz em casa e assim poder usar para anotar recados importantes ou mesmo para brincar com as crianças?
Esse tipo de quadro é muito simples de ser feito, e com alguns materiais fáceis de manusear você já terá um quadro bem bacana para usar à vontade. Confira o passo a passo em nosso texto de hoje!
Passo a passo para fazer quadro de giz em casa
Para fazer um quadro de giz em casa, você precisará dos seguintes materiais:
- Uma superfície plana e limpa;
- Massa corrida;
- Espátula;
- Lixa;
- Tinta especial para quadro de giz;
- Pincel ou rolo de pintura.
Veja como o passo a passo é mais prático do que você imagina:
1. Escolha uma superfície plana e limpa
Antes de qualquer coisa, você terá que escolher uma superfície que seja plana e limpa para fazer um quadro de giz em casa. Você pode selecionar uma parede do quarto das crianças, ou uma parede na garagem, por exemplo. Isso porque o quadro poderá ser feito diretamente na parede, desde que ela esteja em bom estado e não tenha umidade.
2. Aplique a massa corrida uniformemente e espere secar
Depois de selecionar o ambiente onde você irá fazer um quadro de giz em casa, é hora de preparar a sua massa corrida. Para isso, é importante que você leia as instruções do fabricante, para entender a proporção ideal de produto e água. Além disso, seguindo as instruções você poderá saber qual a consistência que deve atingir com a sua massa.
Assim que ela estiver pronta, você deverá aplicar na parede, na área que você delimitou anteriormente, de forma uniforme. Vá passando camadas relativamente iguais na área onde será o seu quadro. Use uma espátula específica para isso, para ter um melhor resultado.
3. Aplique a tinta especial
Assim que a massa corrida estiver bem seca e firme (lembre-se de se orientar com base nas instruções do fabricante), você poderá fazer a aplicação da tinta. Use o rolo ou o pincel para isso, mantendo movimentos uniformes para não correr o risco de deixar alguma área mais clara ou mais escura.
Espere secar e, se necessário, pinte mais uma vez. Deixe a tinta secando pelo tempo de pausa indicado pelo fabricante.
4. Prepare o quadro
Quando a tinta estiver completamente seca, você deverá preparar o quadro de giz. Porém, o que seria isso? É importante prepararmos o quadro para que os primeiros riscos de giz não fiquem muito marcados.
Para isso, pegue um giz e use-o “de lado”, ao invés de usar a ponta dele. Em seguida, usando-o na horizontal, pinte toda a área do seu quadro. Depois, apague normalmente. Assim, os próximos riscos não ficarão com aquele aspecto de permanente.
5. Use seu quadro de giz à vontade!
Depois de fazer um quadro de giz em casa é só usar à vontade! Solte a imaginação e a criatividade na hora de brincar com as crianças, aproveitando esse momento para ensinar e divertir. Ou então, use o quadro para deixar mensagens, recados, etc. Aproveite como quiser!