Lavar louça rápido pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com algumas dicas especiais é possível realizar esse processo de forma eficiente, economizando tempo e água.
Se você está se perguntando como lavar louça rápido, continue lendo para conferir dicas que separamos para realizar essa tarefa doméstica de maneira ágil, otimizando seu tempo no dia a dia!
-
Comece descartando os restos de comida
Evite colocar pratos e potes com restos de comida na pia da cozinha. Isso pode aumentar o risco de entupimento, além de atrair insetos como baratas e formigas.
Seu primeiro passo para lavar louça rápido é eliminar qualquer resíduo dos utensílios, descartando-os no lixo. Se preferir, existe a possibilidade de reaproveitar resíduos orgânicos para preparar adubos, montando uma composteira em casa.
-
Organize a louça na pia da cozinha
Uma boa organização da louça é um dos segredos para agilizar esse processo. Mas como fazer isso? Separe os itens por categorias, empilhando-os adequadamente.
Coloque os pratos na cuba, os talheres dentro deles, os copos ao redor da cuba e os potes e panelas de lado. Lave por categoria, iniciando pelo que está dentro da cuba. Assim, você abre espaço para outras peças que geralmente são grandes, como as panelas.
-
Inicie a lavagem pelas louças menos sujas
Um dos segredos para lavar louça rápido é começar pelos itens menos sujos, para evitar que resíduos caiam em peças mais limpas. Por exemplo, imagine que comece lavando uma panela repleta de resíduos gordurosos e eles caiam sobre copos e pratos que estão mais limpos.
Na prática, isso significa que terá mais trabalho para lavar, também, os copos e pratos, aumentando o tempo de execução da tarefa. Logo, o melhor é começar por louças menos sujas. Inicie pelos copos, seguindo para talheres, pratos, potes, panelas e assadeiras. Todos os itens mais engordurados devem ser lavados por último, sempre.
-
Use água quente para lavar louça rápido
Utilize água quente para facilitar a remoção de resíduos em utensílios engordurados ou com restos de comida grudados. Dessa forma, conseguirá realizar essa tarefa com maior praticidade e rapidez, economizando seu tempo.
Se não tiver torneira de água quente, considere esquentar um pouco de água no fogão. Dessa forma, fica mais fácil remover resíduos mais resistentes.
-
Escolha o detergente adequado
Há quem pense que detergente é tudo igual, então não importa qual utilizar. No entanto, isso não é verdade! Opte por um detergente mais consistente, porque é capaz de criar espuma com uma pequena quantidade de produto.
Detergentes consistentes também contam com a vantagem de serem mais eficientes na remoção de gorduras e sujeiras. Além disso, duram mais tempo, pois uma quantidade pequena é suficiente para lavar louça.
-
Use uma esponja de eficiente
Escolha uma esponja eficiente, que tenha qualidade, o que facilitará a lavagem. Dê preferência para uma que tem dois lados, um para materiais delicados e outro com poder de abrasão maior.
Lave materiais delicados, como vidro, plástico e aço inox, com o lado mais suave da esponja. Utilize o lado mais áspero para materiais resistentes e com sujeira mais difícil de ser removida.
-
Recorra a receitas caseiras para remover sujeira
Em casos de panelas e assadeiras com resíduos queimados, experimente usar bicarbonato de sódio. Adicione uma colher de café de bicarbonato a uma panela com água quente, aguarde cerca de dois minutos e use uma esponja com detergente para remover os resíduos.
-
Deixe louças mais sujas de molho
Se a sujeira de algumas louças for resistente, deixe-as de molho em água quente e detergente líquido. Você também pode ferver água com detergente no recipiente, mas tome cuidado para evitar que a água suba durante a ebulição.
Simples, não é mesmo? Com esses truques, você lava louça muito mais rápido e ganha tempo para fazer outras atividades!