Saber limpar paredes sem estragar a tinta é um passo indispensável para manter a integridade do acabamento, em qualquer cômodo de nossas casas.
Por isso, nós do Dicas do Dia preparamos este conteúdo com algumas dicas que podem te ajudar a deixar as paredes limpinhas, sem precisar pintar a casa novamente. Não deixe de conferir!
Como limpar paredes sem estragar a tinta?
Na hora de limpar paredes sem estragar a tinta, é preciso uma boa dose de paciência. Isso porque algumas manchas podem ser mais difíceis de serem removidas, o que torna o processo mais lento.
Nessas horas, é importante não usar muita força para limpar as paredes, tendo em vista que isso poderia danificar a tinta e fazer com que novos reparos sejam necessários.
A seguir, descrevemos algumas ações que podem ajudar nesse sentido. Confira:
1. Remova as sujeiras superficiais com um pano
O primeiro passo para limpar paredes sem estragar a tinta é retirar todo o excesso de pó e de sujeiras superficiais que possam estar “soltas” nelas.
Para isso, um pano de microfibra já é mais do que suficiente. Você pode passá-lo suavemente em todos os cantinho da parede, deixando-a livre de sujeiras que possam atrapalhar a lavagem mais tarde.
2. Esponja com sabão neutro e escova para partes difíceis
Em seguida, é hora de iniciar uma limpeza mais pesada, digamos assim. Para isso, coloque água morna em um balde e acrescente um pouquinho de sabão neutro.
Feito isso, mergulhe a esponja dessa mistura e use o lado amarelo dela para começar a limpar as paredes, esfregando suavemente. Faça um pouco de espuma para garantir que remova toda a gordura de pontos específicos da parede.
Onde houver manchas mais intensas, use uma escova de cerdas macias, mas sem exagerar na pressão para não agredir a tinta, combinado?
3. Enxágue com pano ou esponja limpa
Depois de lavar bem a parede, dando atenção aos pontos mais sujos, comece a “enxaguar”. Nesse caso, você não vai jogar água nas paredes, mas, sim, usará um pano molhado para retirar a espuma.
Repita o processo, lavando e torcendo o pano quantas vezes necessárias, até remover todo o vestígio de detergente.
Esse processo exige um pouco de paciência, mas é muito importante, tendo em vista que os resíduos de detergente podem manchar alguns tipos de tinta ou criar um acabamento muito fosco nas áreas em que ele permanecer.
Por conta disso, inclusive, que é aconselhável não “encher” de sabão a parede.
4. Seque logo depois
Depois de enxaguar cuidadosamente todas as partes da parede, é hora de deixar tudo sequinho. Essa etapa garante que a tinta não fique muito tempo úmida, impedindo que ela se estrague por isso.
Para dar um bom acabamento, use um pano seco e limpo. Se houver ar-condicionado no cômodo, ligá-lo também pode ajudar a secar tudo mais rápido, evitando umidade na tinta.
Experimente essas dicas de como limpar paredes sem estragar a tinta e deixe a sua casa como nova, sem reforma!