Você sabia que dá para pedir auxílio-doença de forma remota, sem precisar ir a um posto de atendimento do INSS? O Instituto Nacional do Seguro Social oferece essa alternativa, simplificando o trabalho dos contribuintes.
Aqui, apresentamos um passo a passo completo para pedir auxílio-doença online, além de informações importantes sobre o benefício. Continue a leitura para conferir e siga nossas dicas!
O que é o auxílio-doença?
Trata-se de um benefício que paga um salário mínimo mensal a trabalhadores em casos de doenças ou acidentes que os impossibilitam de trabalhar por um período maior que 15 dias consecutivos ou 60 dias intercalados.
Auxílio-doença: quem tem direito?
Somente trabalhadores que tenham incapacidade total de trabalhar comprovada e que estejam contribuindo ao INSS pelo período mínimo de 12 meses.
Se for portador de doenças graves, profissionais ou tiver sofrido acidente de trabalho, não há obrigatoriedade desse tempo mínimo de contribuição.
Quais documentos apresentar para pedir o benefício?
O INSS solicita que o segurado apresente a documentação necessária, que deve ser legível e sem rasuras. É preciso encaminhar os seguintes documentos:
- RG ou qualquer outro documento de identificação com foto, como a CNH;
- Carteira de trabalho ou documentos que comprovem o pagamento ao INSS nos últimos 12 meses;
- Declaração assinada pelo empregador informando o último dia trabalhado;
- Documentos que comprovem o estado de saúde do trabalhador, como exames e atestados médicos. Eles devem conter o diagnóstico por extenso ou código de Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a assinatura e identificação do profissional de saúde, com nome e conselho de classe ou carimbo;
- Documento que comprove a data de início do afastamento e prazo necessário estimado para repouso.
Passo a passo para pedir auxílio-doença
O processo de solicitação do auxílio-doença pode ser feito por diferentes canais, sendo o mais prático deles o online. A seguir, você confere um passo a passo de como é esse processo:
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “entrar com gov.br”;
- Se já tiver uma conta, informe seu CPF e clique em “avançar”. Caso não tenha, digite o número do documento e selecione a opção de criar conta gov.br;
- Informe sua senha e clique em “entrar”;
- Na página inicial de serviços, selecione “pedir benefício por incapacidade”;
- Selecione “benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença)”;
- Leia as orientações e siga cada uma delas, como confirmação de dados e envio de documentos solicitados;
- Finalize o pedido.
A documentação encaminhada será analisada por meio do sistema Atestmed e, a princípio, não é necessário passar por perícia médica. Se for preciso, o segurado será comunicado.
Caso os dados estejam corretos e completos, bem como não haja necessidade de perícia, o INSS libera o benefício em até 15 dias depois da solicitação.
Durante todo esse processo, o segurado pode consultar o andamento do pedido online, na própria plataforma Meu INSS. Para isso, é só fazer login e acessar o serviço “Resultado de benefício por incapacidade”.
Caso prefira, existe a possibilidade de consultar informações pelo telefone 135, sendo necessário informar o número de CPF, do benefício, nome completo e data de nascimento do solicitante.
Como prorrogar o auxílio-doença?
Se houver necessidade de prorrogar o auxílio-doença para além do período indicado pelo médico, é preciso requerer isso ao INSS. Na ocasião, terá de apresentar um novo laudo médico que ateste a incapacidade para retornar ao trabalho.
Para isso, basta solicitar a prorrogação via Meu INSS ou por telefone 135. É obrigatória a apresentação do laudo médico e o segurado precisa fazer o pedido nos últimos 15 dias do afastamento. Se deixar esse prazo passar, terá de entrar com um novo pedido para concessão do benefício. Portanto, não perca a data!