Você tem animal de estimação em casa e está procurando formas de proteger pet do barulho de fogos na virada do ano? Realmente, cães e gatos costumam sofrer nessa época porque têm audição mais sensível que a dos humanos.
No entanto, você pode evitar danos aos pets se seguir dicas especiais. Aqui, apresentamos as principais para que você adote na virada do ano. Confira e escolha a sua favorita para proteger pet do barulho de fogos!
Por que proteger pet do barulho de fogos de artifício?
Você sabia que os pets têm capacidade auditiva quase quatro vezes maior que a de um humano? Por isso, barulhos um pouco mais altos para nós são muito mais fortes para cachorros e gatos.
É por esse motivo que durante a queima de fogos da virada do ano, os animais de estimação costumam ficar com muito medo, ansiedade e desorientados. Como resultado, começam a tremer, tentam fugir e se esconder.
É justamente nesse momento de fragilidade que surge o perigo, pois se o pet conseguir fugir, há um grande risco de acidentes, como atropelamento, cortes e lacerações na pele.
Em alguns casos mais graves, o pet pode ter crise convulsiva ou rompimento dos tímpanos, o que é comum quando o rojão é manuseado próximo ao bicho de estimação.
O que fazer para proteger o pet do barulho de fogos?
Mas, afinal, o que você pode fazer para proteger o pet do barulho de fogos na virada do ano? Existem algumas dicas que ajudam bastante a tornar esse momento mais agradável, minimizando impactos. Veja, a seguir, quais são as principais:
-
Crie um ambiente aconchegante para o pet
O ideal é manter o pet dentro de casa, porque é um ambiente que ele está familiarizado. Então, torne o espaço mais aconchegante e seguro para ele.
Feche portas, janelas e cortinas, o que ajudará a reduzir a entrada de sons no imóvel. Além disso, reduzirá a possibilidade de fuga caso o pet fique desnorteado.
Coloque no espaço tudo o que o pet mais gosta, como uma caminha, petiscos e brinquedos. E esteja por perto para confortar o animal, passando-lhe mais segurança.
-
Mantenha a calma e passe confiança ao animal de estimação
É importante que as pessoas ao redor, sobretudo o tutor do pet, mantenham a calma e um comportamento positivo com o animal. Dessa forma, ele se sente mais seguro e sabe a quem recorrer caso tenha muito medo.
Além disso, um comportamento mais calmo reduz bastante o estresse e ansiedade do pet durante a queima de fogos. Se você demonstrar agitação, o animal se sentirá ainda mais ansioso. Portanto, é melhor evitar.
-
Invista na técnica Tellington Touch
Também conhecida como TTouch, essa é uma das técnicas preferidas de médicos veterinários para amenizar medos, traumas, ansiedade e estresse do animal.
Para adotá-la é simples: basta envolver o corpo do animal com um pano macio, provocando uma leve pressão. Então, faça uma massagem com a palma das mãos e as pontas dos dedos.
Trata-se de uma técnica que dá sensação de proteção e segurança ao pet, sobretudo em eventos em que há ruídos muito altos. Se não tiver o pano para envolvê-lo, tente ao menos fazer a massagem.
-
Não deixe o pet preso
O animal pode se assustar com o barulho altíssimo dos fogos e fazer movimentos fortes para tentar fugir. Isso pode provocar ferimentos graves, logo, recomenda-se deixar o animal solto.
-
Cuidado com a alimentação
Não se recomenda alimentar o pet minutos antes ou durante a queima dos fogos na virada de ano. O estresse e a agitação do animal aumentam o risco de engasgos, comprometendo sua saúde. Melhor evitar, não é mesmo?