Poucos sabem, mas dá para transformar o jardim usando itens simples e baratos: palitos de fósforo! Com eles, dá para melhorar suas plantas, garantindo que fiquem muito mais bonitas e saudáveis.
Mas como usar os palitos de fósforo no jardim? A seguir, apresentamos informações que vão te ajudar a adotar esse truque! Continue a leitura para descobrir!
Benefícios do uso dos palitos de fósforo no jardim
Afinal, quais são os benefícios que os palitos de fósforo podem trazer para seu jardim? Logo abaixo, listamos alguns dos principais para que você conheça. Acompanhe:
- Fertilização orgânica e natural de plantas, fornecendo a elas nutrientes como fósforo e enxofre;
- Forma econômica de tornar a terra mais nutritiva. Também é uma maneira sustentável de fazer isso, reaproveitando um material que seria descartado, de modo a reduzir a geração de lixo;
- Estímulo da melhora de plantas, contribuindo para que tenham um crescimento saudável, floresçam e deem frutos.
Em quais plantas usar palitos de fósforo?
Uma das principais dúvidas envolvendo esse truque é em quais plantas usar o palito de fósforo. Na realidade, não há restrições, dá para utilizá-los em todas.
Isso acontece porque os nutrientes que os palitos podem fornecer beneficiam todas as plantas. Portanto, é possível para colocá-los em rosas, orquídeas, lírio da paz, fícus, entre outras espécies.
Como usar palitos de fósforos na planta?
Se você tem plantas em casa, tanto as cultivadas em vasos como as no solo do jardim, os fósforos são poderosos aliados. O melhor? É simples seguir essa dica, é só enterrar palitos na terra, de preferência próximo às raízes das plantas.
Você pode utilizar tanto palitos usados como novos. No entanto, tenha em mente que os usados têm uma quantidade menor de fósforo e enxofre, uma vez que parte deles passou pelo processo de queima.
Mas como adotar esse truque para cuidar de suas plantas? Não há muitos segredos, basta seguir as dicas que damos logo abaixo, garantindo o melhor resultado:
Acerte na qualidade de palitos de fósforo
A quantidade ideal de palitos varia de acordo com o tamanho da planta. De maneira geral, quanto maior ela for, mais palitos você deve usar. Normalmente, indica-se que coloque 10 unidades em uma planta pequena.
Se for uma planta média, coloque cerca de 20 palitos. Já para plantas grandes, o ideal é colocar 30 unidades. Desse modo, garantirá que elas recebam a quantidade mínima de nutrientes.
Coloque os palitos da forma correta
Para ter melhores resultados, recomenda-se que enfie os palitos na terra, exatamente a parte de queima, mantendo-os próximos das raízes das plantas.
O ideal é que coloque de forma a cercar a planta, ou seja, ao seu redor. Dessa forma, garantirá que os nutrientes cheguem a todas as partes, sem se concentrar em somente um lado.
Este é um detalhe importante, porque quando a planta recebe nutrientes mais em um lado, ela pode apresentar problemas de crescimento. Entre os principais, é crescer ou florir em somente uma parte.
Repita o processo periodicamente
Se sua ideia é ter bons resultados em longo prazo, é interessante repetir esse truque periodicamente, de preferência a cada três meses ou sempre que identificar que as plantas estão com problemas específicos.
Por exemplo, a falta de crescimento, de flores e de frutos indica que a planta pode ter alguma deficiência nutricional. Além disso, a queda de folhas é outro sinal a ficar de olho. Ao identificar esses problemas, basta colocar os palitos de fósforo na terra!
Faça a rega após colocar os palitos
O ideal é que faça a rega da planta após colocar os palitos, para garantir que os nutrientes circulem pela terra. Outra dica é enfiá-los na terra quando ela ainda estiver úmida. Fácil, não é mesmo?