Uma simples moeda de 10 centavos pode valer mais de 700x seu valor de face! Muitos brasileiros não entendem sobre a capacidade de valorização das moedas do real, até mesmo as de baixo valor nominal.
Qualquer moedinha pode passar a apresentar um alto valor com o passar do tempo, contanto que apresente algum diferencial, como uma anomalia valiosa, uma baixa tiragem, e por aí vai.
Acompanhe a leitura para entender mais sobre essa moedinha valiosa de 10 centavos, e qual é o erro que ela apresenta.
Moeda valiosa de 10 centavos de 2004
A moeda de 10 centavos de 2004 faz parte da segunda família do real, o que significa que ela é circulada até hoje. Ou seja, diariamente ela passa na mão dos brasileiros ao realizar compras e vendas.
Sua tiragem foi alta, de 348 milhões de unidades produzidas. Por ser uma moeda que existe em grande quantidade até os dias atuais, ela em seu estado comum, sem erros, não é uma moeda valiosa.
Mas, caso apresente erros, seu valor aumenta bastante, e ela se torna bastante cobiçada pelos colecionadores. Essa moedinha pode apresentar diversos erros, mas hoje, falaremos especificamente sobre o erro do reverso horizontal.
O que é o erro do “reverso horizontal”?
O erro do “reverso horizontal 90°” é uma anomalia na produção de moedas que ocorre durante o seu processo de cunhagem.
Normalmente, as faces de uma moeda (anverso e reverso) são alinhadas de forma que, ao girar a moeda em torno do eixo horizontal, as imagens nas duas faces se mantenham na mesma orientação.
No entanto, em um erro de reverso horizontal 90°, o reverso (ou verso) da moeda é girado 90 graus em relação ao anverso.
Para entender melhor, imagine segurar uma moeda com a face frontal (anverso) voltada para você.
Se você girar a moeda horizontalmente (de forma que o topo da moeda se mova para trás e a base para frente), a face traseira (reverso) deve aparecer orientada corretamente.
Porém, em moedas com o erro de reverso horizontal 90°, ao fazer essa rotação, a face traseira aparecerá girada em 90 graus para a esquerda ou direita, formando um ângulo reto em relação à posição esperada.
Esse tipo de erro é raro e geralmente resulta em uma moeda de colecionador valiosa, dependendo de sua condição, data de emissão e o número de exemplares com o erro.
Quanto vale a moeda de 10 centavos de 2004 com o erro do reverso horizontal?
A moeda de 10 centavos de 2004, apesar de parecer ser antiga pelo seu ano de lançamento, que foi há 2 décadas atrás, é na verdade, uma moeda recente.
No mundo da numismática, para uma moeda ser considerada antiga, é preciso que sua data de lançamento esteja bem mais distante.
Ela foi produzida em alta quantidade, logo, ela ainda é vista por aí com frequência, e a chance de você receber uma dessas de troco em alguma compra é grande.
Pelo fato de ser uma moeda recente e com várias unidades disponíveis, ela ainda não alcançou seu valor máximo, já que os colecionadores valorizam mais as moedas que apresentam maior raridade e escassez.
Portanto, a tendência é que seu valor aumente mais com o passar dos anos, conforme ela for se tornando mais antiga.
Atualmente, ela está valendo de R$60 a R$70 caso esteja em um bom estado de conservação. O que já é um valor bem alto para uma simples moedinha de 10 centavos, já que ela alcança até 700x mais do que seu valor nominal!
Ou seja, ela já alcançou um valor muito bacana, e que vai aumentar cada vez mais com o passar do tempo, já que ela ainda está em processo de valorização.
Para conferir mais detalhes sobre essa moedinha valiosa de 10 centavos, assista o vídeo abaixo: