Você sabe como organizar guarda-roupa? Isso é fundamental para manter o móvel e o quarto em perfeito estado, conseguindo encontrar peças com facilidade.
Além disso, saber organizar guarda-roupa ajuda a otimizar o espaço do móvel, permitindo armazenar mais peças. Assim, evita-se bagunças pelo quarto, tornando-o mais funcional.
Mas como organizar guarda-roupa? Não se preocupe! Abaixo, apresentamos dicas infalíveis que facilitarão esse processo. Continue a leitura e descubra como fazer!
-
Livre-se de excessos para organizar guarda-roupa
Em muitos casos, a dificuldade de organizar guarda-roupa decorre do grande número de peças, muitas das quais nem são usadas. Por isso, seu primeiro passo é se desfazer de excessos, ou seja, tudo aqui que não utiliza mais.
Retire tudo do guarda-roupa e separe as peças frequentemente utilizadas daquelas que não foram usadas no último ano. As peças em bom estado podem ser vendidas ou doadas, enquanto as danificadas devem ser descartadas.
Pode ser difícil se desfazer de algumas peças, mas se lembre que se você não as utiliza mais, elas podem servir para outras pessoas. Assim, você faz a energia parada finalmente circular e ainda ganha espaço para organizar outras peças. O importante é não ter dó!
-
Organize por categoria
Após a seleção rigorosa, organize as peças remanescentes por categoria. Por exemplo, agrupe camisetas, calças, vestidos, camisas e blazers. Ao formar blocos de categorias, facilita-se a organização e a identificação das peças quando necessário.
-
Atribua lugares específicos para cada categoria
Depois de separar tudo por categoria, escolha locais específicos no guarda-roupa para cada uma delas. Algumas dicas úteis incluem pendurar vestidos, camisas e blazers no cabideiro para evitar amassados.
Também se recomenda dobrar camisetas e roupas mais resistentes a amassados, colocando-as em prateleiras ou gavetas. Além disso, deixe peças pequenas, como roupas íntimas, em gavetas.
Outra dica importante é não colocar no cabideiro (portanto, não pendurar) roupas com tecidos que esticam e se deformam com facilidade. É o caso da lã e da malha. Dessa forma, evitará que a peça fique deformada com o passar do tempo.
-
Mantenha peças que mais usa na frente
Se sua ideia é ter maior praticidade e evitar bagunças no guarda-roupa, o ideal é que mantenha as peças que mais usa na frente e não no fundo de prateleiras e gavetas. Assim, conseguirá identificar rapidamente tudo o que precisa, sem desorganizar o móvel.
-
Dobre as roupas adequadamente
Para otimizar o espaço em um guarda-roupa pequeno, dobre as peças com cuidado, reduzindo o volume de cada uma. O uso de gabaritos específicos pode ser útil, mas, se necessário, improvise com materiais como papelão.
É só esticar a peça em uma superfície lisa e posicionar o gabarito ou pedaço de papelão, centralizando-o. Então, dobre a peça ao redor desse item, o que garantirá que todas as roupas fiquem no mesmo tamanho.
-
Utilize caixas organizadoras
As caixas organizadoras são aliadas essenciais para manter o guarda-roupa livre de bagunça. Elas são ideais para armazenar roupas e acessórios, principalmente os pequenos ou que não são utilizados com frequência, proporcionando uma aparência mais harmônica e organizada, além de liberar espaço para uso no móvel.
-
Adote colmeias para peças pequenas
Organizadores de gavetas, como colmeias, são ideais para peças pequenas, como meias e roupas íntimas. Esses acessórios ajudam a maximizar o espaço da gaveta, permitindo armazenar mais itens em um espaço reduzido.
-
Aproveite portas e laterais do guarda-roupa
Explore as portas e laterais do móvel para ampliar o espaço de armazenamento. Ganchos ou porta-toalhas podem ser instalados para pendurar bolsas, acessórios, cachecóis e outros itens.
Ao considerar essas dicas práticas, você conseguirá organizar seu guarda-roupa de forma eficiente, aproveitando ao máximo o espaço disponível. Não deixe de segui-las!