Pode não parecer, mas cometer erros na hora de lavar roupa é mais comum do que se pensa. O problema é que nessas situações há um grande risco de danificar as peças de maneira irreversível, inutilizando-as.
E quais são os erros na hora de lavar roupa mais comuns? Aqui, você confere os principais e dicas para evitá-los, preservando suas peças. Continue a leitura para conferir e lave roupa corretamente!
-
Não ler a etiqueta da peça na hora de lavar roupa
Acredite: é fundamental ler a etiqueta da peça, porque ela contém informações do fabricante sobre como lavá-la de forma correta. Se você não seguir essas instruções, corre o risco de manchar ou danificar o tecido, comprometendo a qualidade da roupa.
Portanto, antes de colocar a peça na máquina e lavá-la como acredita que seja melhor, confira a etiqueta e veja se está fazendo tudo certo. Alguns tecidos não suportam alvejantes, amaciantes ou até mesmo lavagem na máquina, sendo preciso realizar esse processo à mão.
-
Escolher o ciclo de lavagem errado
As máquinas de lavar roupa possuem ciclos específicos para higienização de determinadas peças, como roupas de cama, jeans, peças delicadas, entre outras.
É preciso escolher o ciclo correto, para não estragar as peças. Por exemplo, suponha que tenha um vestido de seda, que é um tecido delicado, e coloque a peça para lavar num ciclo de jeans, que é mais pesado. Neste caso, você certamente danificará o vestido, comprometendo o tecido de maneira irreversível.
Portanto, sempre confira qual ciclo está selecionando e se ele é adequado para o tipo de peça que deseja lavar. Assim, você usa as funções da máquina de forma adequada e ainda preserva suas roupas.
-
Usar muito sabão e amaciante
Há quem pense que quanto mais sabão utilizar, mais limpa a roupa ficará. Ou que quanto mais amaciante colocar, mais macia a peça se tornará. No entanto, não é isso o que acontece.
O excesso de sabão e de amaciante pode deixar resíduos no tecido, fazendo com que desbote mais rápido ou fique com manchas após a secagem. Especialmente sobre o excesso de amaciante, ele pode tornar a roupa dura e não macia.
Falando sobre a máquina de lavar, o uso exagerado desses produtos também pode comprometer o equipamento. Utilizar sabão demais aumenta o risco de desenvolvimento de mofo no eletrodoméstico. Já o amaciante a mais pode levar ao acúmulo de gordura no interior da máquina.
Logo, é essencial evitar o uso exagerado dos produtos. E como fazer isso? Utilize o dosador da máquina, colocando a quantidade indicada. Se preferir, você também pode verificar as instruções de uso do fabricante dos produtos, seguindo-as fielmente.
Ao seguir essas dicas, você garante três benefícios especiais: mantém suas roupas em perfeito estado, preserva sua máquina de lavar e ainda economiza sabão e amaciante.
-
Não fechar botões e zíperes
Outro erro muito comum na hora de lavar roupa é não fechar botões e zíperes. Neste caso, existe um risco maior de perdê-los, danificá-los ou de que estraguem outras roupas que estão sendo lavadas juntas. Se for uma máquina de abertura frontal, essas partes das roupas podem arranhar o vidro.
É por isso que você deve conferir botões e zíperes antes de colocar as peças na máquina. Se estiverem abertos, feche todos. Caso queira proteger ainda mais suas roupas e o eletrodoméstico, coloque essas peças em sacos de lavar.
-
Lavar roupa clara com colorida
As peças coloridas soltam tinta e podem manchar roupas claras. Por isso, indica-se que as lave separadamente, evitando danos às peças. Isso vale tanto para roupa de cama quanto para peças que utiliza no dia a dia.
Ao seguir estas dicas, dá para evitar erros ao lavar roupa, preservando suas peças de maneira simples!