Conseguir manter os brinquedos das crianças sempre organizados pode ser um grande desafio para muitas famílias. Porém, existem estratégias que, quando colocadas em prática com consistência, podem ajudar nessas situações.
Neste texto do Dicas do Dia, detalhamos algumas dessas práticas para que você possa se inspirar com nossas ideias e organizar melhor a bagunça dos pequenos. Confira!
Segredo para manter os brinquedos das crianças sempre organizados
Existem algumas estratégias que podemos adotar na hora de manter os brinquedos das crianças sempre organizados. Elas não são difíceis, mas podem exigir um investimento de tempo maior no começo.
Além disso, podem requerer uma certa regularidade nessa organização, para evitar o acúmulo de bagunça. Vejamos como fazer isso:
1. Avalie e classifique
Avaliar e classificar os brinquedos é um bom ponto de partida. Dessa maneira, poderemos criar verdadeiras categorias, que serão armazenadas juntas, sempre no mesmo lugar.
Por exemplo, podemos separar carrinhos, pelúcias, bonecas, bonecos, jogos de encaixe, livros, e assim por diante. Ter uma categoria bem clara para cada brinquedo ajuda a manter a organização.
2. Escolha o sistema de armazenamento
Escolher o sistema de armazenamento é outro ponto-chave. Se você classificou os brinquedos, precisa guardá-los separadamente, de acordo com a categoria.
Para isso, pode ser usado algum tipo de caixa organizadoras, ou gavetas e até cestos. Avalie o tipo de organizador que mais se adequa ao quarto do seu pequeno.
3. Rotule e identifique
Rotular e identificar também é uma boa forma de manter os brinquedos das crianças sempre organizados. Você pode colar etiquetas nas caixas ou cestos, bem como criar algum tipo de tag.
Esse tipo de rótulo é ainda mais importante quando os brinquedos são armazenados em embalagens que não são transparentes. Assim, evitamos aquele comportamento de sempre ter que abrir caixa por caixa para encontrar o que se deseja brincar no momento.
4. Estabeleça um revezamento
Para manter os brinquedos das crianças sempre organizados, também podemos estabelecer o método do revezamento. Nesse caso, ao invés de sempre deixar todos os brinquedos disponíveis para as crianças no dia a dia, vamos disponibilizando apenas algumas caixas.
Além de evitar que eles espalhem tudo no chão, essa organização também ajuda a aguçar ainda mais o interesse da criança pelo brinquedo em questão.
5. Crie o “momento organização”
Reservar cerca de 20 a 30 minutos por dia para organizar os brinquedos é uma boa ideia, especialmente se a criança já está em uma idade apropriada para ajudar nessa tarefa.
Criar esse hábito vai impedir que a bagunça comece a se acumular no ambiente. A ideia é que sempre se guarde o brinquedo antes de ir para a cama, evitando deixar tudo espalhado pela casa ou no quarto.
6. Doe ou descarte os excessos
Por fim, lembre-se de sempre fazer o descarte ou a doação (do que estiver em bom estado) para evitar o excesso de brinquedos no quarto.
Afinal, uma quantidade muito grande pode tornar impossível a missão de manter os brinquedos das crianças sempre organizados. Pense nessa possibilidade!