Existem diversas opiniões a respeito do alho, esse tempero tão presente em nossa culinária. A verdade é que o alho, cujo nome científico é Allium sativum, é um alimento que provoca sentimentos conflitantes, mas que, sem dúvida, possui poderosas propriedades benéficas para a saúde.
História e Origens do Alho
A história do alho é rica e remonta a milhares de anos. Foi usado desde a antiguidade, tanto como um remédio quanto como um talismã para afastar o azar. De acordo com um relatório do National Institutes of Health (NIH), o alho foi empregado como antibiótico para tratar doenças que causaram epidemias, como cólera e gripe, e também para manter os guerreiros saudáveis e limpar feridas.
Benefícios do Alho
“O consumo de alho em doses e quantidades adequadas proporciona ao corpo infinitos benefícios”, diz Analía Yamaguchi, médica especializada em nutrição do Hospital Italiano de Buenos Aires, na Argentina.
Nutrientes do Alho
O alho é uma fonte de carboidratos frutanos, que funcionam como fibras na microbiota intestinal e servem como prebióticos para bactérias intestinais. É rico em minerais como iodo, fósforo, potássio e manganês, além de vitaminas B6 e C, que regulam os níveis de açúcar no sangue e são responsáveis pelo crescimento e reparação dos tecidos de todo o corpo.
Alho e o Sistema Cardiovascular
O alho contém flavonoides, pigmentos naturais que protegem o corpo dos danos oxidativos. Por isso, pode haver resultados positivos nos fatores de risco cardiovasculares, pois contribui para reduzir a hiperlipidemia, a hipertensão e prevenir a formação de trombos.
Alho e o Câncer
Pesquisas sugerem que o consumo de alho pode contribuir para reduzir o risco de câncer, principalmente de estômago, cólon e esôfago. Seus nutrientes atuam nas células do corpo e previnem o desenvolvimento de tumores.
Alho e a Memória
Existem pesquisas que associam o alho a benefícios para a memória e demência. No entanto, ainda não há conclusões exatas pois até o momento não foi testado em humanos.
Como Consumir o Alho
O alho pode ser consumido cru ou cozido, embora seja importante lembrar que, quando cozido, ele pode perder algumas de suas propriedades. Pode ser usado como condimento em diversas preparações, como sopas, molhos, ensopados e saladas.
Quantidade Recomendada de Alho
Não existe uma dose exata de alho que deve ser ingerida por dia, embora não deva ultrapassar quatro gramas, para evitar efeitos colaterais como problemas estomacais (gastrite, azia e náusea), dor de cabeça ou pressão baixa.
Cuidados com o Consumo de Alho
Seu consumo deve ser limitado no caso de pessoas que têm intolerância aos frutanos (polissacarídeos da frutose) porque pode causar inflamação, dor abdominal e flatulência. O mesmo vale para àqueles com disfunções gástricas, como quem sofre de refluxo ou síndrome do intestino irritável.
Armazenamento do Alho
A melhor forma de armazenar o alho é em temperatura ambiente, em recipiente aberto e longe da luz solar.
O alho é um alimento que provoca controvérsias pelo seu aroma e sabor intensos. No entanto, a verdade é que ele fornece nutrientes de excelente qualidade para cuidar e melhorar as funções do organismo. Porém, é preciso estar atento aos cuidados que devem ser tomados em relação ao seu consumo, pois os mesmos nutrientes podem ter impactos diferentes nas pessoas.
Outros benefícios do Alho
Fortalece o Sistema Imunológico
O alho tem propriedades imunomoduladoras, o que significa que pode ajudar a melhorar a função imunológica. De fato, estudos mostraram que a suplementação com alho pode reduzir a incidência de resfriados em até 63% e diminuir a duração dos sintomas do resfriado em até 70%.
Previne a Doença de Alzheimer e a Demência
O alho contém antioxidantes poderosos que podem ajudar a proteger contra o dano oxidativo, um contribuinte chave para o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de doenças cerebrais degenerativas, como a doença de Alzheimer e a demência.
Pode Aumentar a Longevidade
Embora seja difícil provar definitivamente os efeitos do alho na longevidade em humanos, os benefícios do alho para a saúde e a prevenção de doenças podem certamente contribuir para uma vida mais longa e saudável.
Melhora o Desempenho Atlético
O alho tem uma longa história de uso para melhorar o desempenho físico. Ele foi usado por atletas olímpicos na Grécia antiga para reduzir a fadiga e melhorar a capacidade de trabalho.
Auxilia na Desintoxicação de Metais Pesados
Os compostos de enxofre no alho podem ajudar a proteger contra danos aos órgãos causados pela toxicidade dos metais pesados.
Melhora a Saúde Óssea
Embora nenhum estudo em humanos tenha medido os efeitos do alho na perda óssea, estudos em roedores sugerem que ele pode minimizar a perda óssea aumentando o estrogênio em mulheres.
Contribui para a Saúde da Pele
Os antioxidantes no alho podem proteger as células da pele contra os efeitos danosos dos radicais livres, contribuindo para uma pele mais saudável.
Pode Ajudar a Combater a Queda de Cabelo
O alho pode ajudar a combater a queda de cabelo. O ideal é usar seu óleo, aplicado com a ponta dos dedos em uma massagem suave no couro cabeludo.