Você sabia que há animais para apartamento perfeitos para serem criados nesse espaço? Pois é, não é somente quem mora em casa que pode ter pet!
No entanto, na hora de escolher o animal de estimação, é comum ficar em dúvida sobre qual a melhor espécie para apartamento e quais características o pet deve ter.
Este é o seu caso? Então, saiba que você está no lugar certo! Aqui, damos dicas sobre como escolher animais para apartamento, considerando uma série de fatores. Confira, siga nossas orientações e acerte na escolha do pet!
Pode ter pet em apartamento?
Uma das principais dúvidas de quem mora em apartamento é se dá para ter pet nesse tipo de imóvel. Sim, é possível! Inclusive, esse é um direito garantido na Constituição Federal, especialmente no que se refere à propriedade privada.
Apenas se recomenda que siga regras do condomínio para garantir o sossego e a segurança do animal e de outros moradores. Por isso, o pet não pode ficar solto em áreas comuns, em garagens, entre outros espaços.
Além disso, o condomínio pode limitar o número de animais de estimação por apartamento. Cada um pode ter até três cães e quatro gatos adultos, pensando em questões de salubridade e tranquilidade dos vizinhos.
Dicas para escolher animais para apartamento
Na hora de escolher animais para apartamento, é importante considerar pontos essenciais para garantir um pet que se adapte melhor ao espaço e sua rotina. Veja, a seguir, quais são esses pontos:
Porte do pet
Recomenda-se que o porte dos animais para apartamento seja correspondente ao espaço disponível. Por exemplo, se seu imóvel tiver 30 metros quadrados, não se indica escolher um cachorro de grande porte, como um golden retriever.
O motivo é simples: o animal não terá espaço suficiente para se movimentar, o que pode trazer problemas de saúde em longo prazo. Portanto, dê preferência para pets de pequeno porte para apartamentos reduzidos. Se o espaço não for um problema, dá para escolher animais de pequeno ou grande porte.
Temperamento do animal
Prefira animais com temperamento mais calmo. Lembre-se de que você precisa cumprir regras do condomínio. Se escolher um pet muito agitado, que não consegue ficar sozinho sem latir ou miar muito, é provável que receba notificações e multas por atrapalhar o sossego de vizinhos.
Além disso, o ideal é que prefira animais para apartamento que tenham boa convivência com a família e terceiros. Isso evitará comportamentos agressivos na hora de sair do apartamento e condomínio, bem como ao receber visitas.
Cuidados que o animal exige
Também é fundamental que considere os cuidados que o animal de estimação exige. Se você tiver pouco tempo para brincar ou passear com o pet, leve isso em consideração. Assim, conseguirá oferecer melhor qualidade de vida ao animal.
De maneira geral, quanto menos tempo tiver para dedicar ao pet, menos cuidados ele deve exigir. E se lembre que ter um animal de estimação exige, no mínimo, algum nível de comprometimento. Portanto, saiba previamente se terá como dar a atenção necessária a ele.
Animais que podem ser criados em apartamentos
Quando se fala em animais para apartamento, é comum pensar em gatos e cachorros, mas não são somente essas espécies que você pode criar nesse tipo de imóvel. A seguir, apresentamos as principais:
- Cachorro;
- Gato;
- Tartaruga;
- Iguana;
- Furão;
- Porquinho-da-índia;
- Hamster;
- Pássaros (calopsita, canário, diamante gold, mandarim, manom, periquito e rolinha diamante são as únicas espécies liberadas pelo Ibama para cultivo doméstico, sem necessidade de autorização do órgão);
- Coelho;
- Peixes;
- Lagartos pequenos.
Coloque nossas dicas em prática e escolha animais para apartamento perfeitos, que tenham a ver o imóvel e seu estilo de vida!