Ter um guarda-roupa sempre arrumado é o objetivo de muita gente, mas, em alguns casos, parece algo muito desafiador.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas boas práticas que podem te ajudar a manter a organização do seu armário da melhor forma possível. Acompanhe e inspire-se me nossas ideias!
Faça isto e tenha um guarda-roupa sempre arrumado!
Na hora de manter o guarda-roupa arrumado, é importante seguir alguns critérios. Esses critérios podem ser baseados em um verdadeiro passo a passo, que servirá de norte na hora de você conseguir manter uma constância na sua arrumação.
Vejamos, a seguir, alguns desses passos:
1. Desapegue regularmente
Desapegar regularmente do que você não usa mais é um bom ponto de partida. Caso contrário, podemos acabar caindo no equívoco de acumular itens demais no guarda-roupa, de modo a dificultar a organização.
Portanto, considere criar algum tipo de periodicidade para desapegar. Você pode, por exemplo, decidir que fará uma limpa em toda troca de estação. Assim já saberá, com mais clareza, quais roupas foram usadas e quais sequer saíram do guarda-roupa.
2. Categorize as roupas
Criar categorias é fundamental para poder facilitar o uso das roupas no dia a dia e assim reduzir a desorganização. Para isso, você pode decidir separar por tipo, como calça, vestido, saia, etc., e subtipo, como roupa social, casual, de ginástica, etc.
Dessa maneira, conseguirá ter uma área do guarda-roupa para cada tipo de peça, de forma mais estratégica.
3. Use organizadores ideais
Na hora de aderir aos organizadores, pense bem sobre eles! Apenas encher o guarda-roupa com caixas de diferentes tamanhos e estilos pode não ser o melhor caminho.
Ao invés disso, procure sempre padronizar o tipo de organizador e sempre verifique se nele caberá todas as coisas de uma mesma categoria – para não criar muitos compartimentos repetidos no guarda-roupa.
4. Dobre a roupa do mesmo tamanho
Cada categoria de roupa que for dobrada deve ser feita de modo a manter um padrão. Isto é, todas as calças devem ser dobradas do mesmo tamanho e da mesma maneira.
Desse modo, é mais fácil manter o guarda-roupa sempre arrumado, afinal, você terá algo mais padronizado para cada categoria, impedindo que cada peça venha a ser guardada de forma diferente.
5. Padronize os cabides
A padronização dos cabides ajuda a manter o visual mais organizado, além de facilitar na hora de guardar as peças. Eleja um modelo ideal, que seja resistente e tenha o tamanho adequado para as suas peças, e mantenha o guarda-roupa sempre arrumado!
6. Guarde cada item no seu lugar – sempre!
Depois de lavar, secar e passar as roupas, guarde-as sempre no mesmo lugar. Toda calça deve ser guardada na pilha de calças. E toda saia na gaveta ou nos cabides de saias.
Nada de espalhar peças semelhantes pelo guarda-roupa, hein? Pois isso pode bagunçá-lo e, ainda, tornar desafiador a escolha das roupas quando você tiver um pouco mais de pressa.
Pense nisso e organize as suas roupinhas de uma maneira muito mais eficiente, prática e interessante. Isso pode fazer toda a diferença!