Você já parou para pensar nos hábitos de pessoas organizadas? Já tentou ser organizado, mas não sabia quais hábitos realmente precisava incluir na sua rotina?
Neste texto de hoje, listamos alguns hábitos que são muito comuns na rotina de pessoas organizadas, para que você possa conhecê-los e, quem sabe, colocá-los em prática a partir de hoje. Acompanhe!
Conheça os hábitos de pessoas organizadas!
Antes de qualquer coisa, é importante entender que a organização costuma ser um processo para muitas pessoas. Isso quer dizer que ela não acontece de uma hora para outra. É necessário praticar o autoconhecimento e passar por uma verdadeira jornada na hora de estabelecer métodos e logísticas diárias que sejam eficientes.
Isso significa que alguns dos hábitos de pessoas organizadas podem não funcionar para você, enquanto outros sim, e tudo bem! O importante é compreender o que realmente pode te ajudar.
A seguir, descrevemos alguns desses hábitos para você se inspirar:
1. Lista de tarefas
A lista de tarefas é um ponto que muitas pessoas organizadas garantem ser essencial no dia a dia. Por meio dessa lista, é possível “tirar da mente” tudo o que precisa ser feito, esvaziando os pensamentos e tornando a jornada de conclusão de tarefas mais simples.
Assim, vamos colocando no papel todas as demandas do dia, seguindo uma a uma,com calma e sem aquele medo de se esquecer de algo importante.
Em contrapartida, sem a lista podemos acabar contando apenas com a nossa memória, o que também pode ser bem complicado em alguns casos, concorda?
2. Calendário
Usar um calendário, que também pode ser uma agenda, é um dos principais hábitos de pessoas organizadas. Novamente, deixa-se de lado aquela ideia de contar apenas com a memória, considerando um registro como a base para não deixar de lado compromissos.
Além disso, quando vamos preenchendo um calendário com as nossas tarefas, corremos menos riscos de acabar marcando muita coisa para um mesmo dia, o que sobrecarregaria a agenda.
3. Estabelecer prioridades
Saber o que deve ser feito e quando deve ser feito é um dos principais hábitos de pessoas organizadas. As pessoas que conseguem organizar os seus dias sabem o que precisam fazer para concluir com suas obrigações, tendo muito jogo de cintura nesse sentido.
4. Entender os próprios limites e dizer “não”
E por saber estabelecer prioridades e ter um bom calendário é que elas também têm o hábito de dizer “não”. Se sabem que não darão conta de alguma coisa, esse entendimento as ajuda a evitar a sobrecarga e a consequente desorganização.
5. Manter registros
Registrar pensamentos, ideias, conversas que acontecerão, demandas solicitadas fora de hora… Tudo isso faz parte dos hábitos de pessoas organizadas. Afinal, assim é possível reduzir as chances de se esquecer de algo importante.
6. Estabelecer rotinas
As rotinas também fazer parte da vida das pessoas organizadas, que desenvolvem blocos de tempo para o que realmente importa para elas.
7. Entender a sua própria forma de organizar
Por fim, não podemos deixar de citar o autoconhecimento como um dos hábitos de pessoas organizadas, que ajudam esses indivíduos a reconhecerem quais estratégias melhoram a organização diária, de maneira efetiva.
E você? Tem algum desses hábitos?