Não temos dúvidas do quanto é difícil eliminar cheiro de fumaça do ambiente e o quanto esse tipo de odor pode ser extremamente desconfortável. Por isso, preparamos este guia com algumas considerações que podem te ajudar na hora de reduzir esse cheiro na sua casa, trazendo de volta o conforto que ela é capaz de oferecer.
Para isso, te convidamos a acompanhar este conteúdo até o fim. Acompanhe.
Como eliminar cheiro de fumaça do ambiente?
Para eliminar cheiro de fumaça do ambiente, devemos dar uma atenção especial a cada espacinho que possa ter sido afetado com o cheiro, como é o caso das superfícies próximas à fumaça e aos tecidos, como cortinas e tapetes.
Dando atenção a esses fatores, será muito mais fácil eliminar o odor que pode ter se alastrado. Vejamos a seguir o passo a passo:
1. Limpando as superfícies
Você pode começar limpando as superfícies da região que foi atingida com a fumaça. Para isso, siga as considerações abaixo:
- Prepare uma misturinha com 500 ml de água morna e meia xícara de chá de vinagre branco;
- Use um pano macio e limpo para embeber nessa mistura;
- Torça o pano para que ele fique apenas umedecido, e não completamente encharcado;
- Passe o pano nas superfícies que precisam ser limpas, sempre atento para não aplicar o vinagre em superfícies que podem se danificar, como pedras de mármore, por exemplo. Para evitar estragos, sempre faça pequenos testes em algumas áreas, combinado?
- Lave o pano na misturinha sempre que necessário.
O vinagre pode ajudar a desodorizar o ambiente, reduzindo o cheiro de fumaça à medida que limpamos as superfícies.
2. Lavando os tecidos
A lavagem dos tecidos também é muito importante e deve ser feita para eliminar cheiro de fumaça do ambiente. Afinal, nos tecidos, o cheiro costuma ficar muito impregnado.
Por isso, todos os tapetes, mantas, cortinas, toalhas de mesa, capas de almofada, entre outros tecidos, podem ser lavados para renovar o ambiente com o cheirinho de amaciante.
Essa lavagem pode, ainda, contar com o acréscimo do vinagre branco também, pois ele ajudará na limpeza profunda das peças.
Caso exista algo que não possa ser lavado, mas que resista ao vinagre, você pode borrifá-lo diluído e deixar secar, para que seja possível eliminar cheiro de fumaça do ambiente.
3. Aplicando bicarbonato
Pulverizar o bicarbonato de sódio em algumas superfícies, cantinhos e tapetes também pode ajudar. Basta fazer a pulverização em uma quantidade razoável e deixar agir durante cerca de 2 horas.
Depois, use o aspirador de pó para remover o bicarbonato de sódio e promover uma boa limpeza do ambiente. De quebra, você também poderá estar combatendo fungos e bactérias.
4. Investindo na circulação cruzada
Por fim, não se esqueça do poder da circulação cruzada na hora de eliminar cheiro de fumaça do ambiente. Isto é, abrir janelas e portas em ambientes opostos, para que o ar passe com maior facilidade e possa levar embora o cheiro e as partículas que acabaram deixando o ambiente com um odor desagradável.
Pense nessas alternativas e aposte na limpeza da sua casa com maior facilidade. O processo tende a ser super simples e vale a pena. Experimente!