O ferro de passar é um dos itens fundamentais para se ter em casa, principalmente para quem não curte roupa amassada ou frequenta ambientes formais no dia a dia.
No entanto, nem sempre é fácil escolher ferro de passar roupa, sobretudo quando se tem pouco conhecimento sobre o eletrodoméstico. Este é o seu caso? Então, continue a leitura para conferir dicas para escolher ferro de passar e não errar!
-
Defina o tipo de ferro de passar ideal para sua necessidade
Você sabia que existe mais de um tipo de ferro de passar? Conhecer cada um deles é importante para escolher a melhor alternativa com facilidade, comprando aquele que melhor atende às suas necessidades. Veja quais são os principais e quando utilizá-los:
Ferro seco
Modelo tradicional, que apresenta preço mais baixo. É um ferro de passar leve, com sistema de aquecimento rápido. Trata-se de uma alternativa perfeita para tecidos leves e que não são difíceis de desamassar.
Ferro a vapor
Opção para quem prefere um ferro mais versátil, que passe qualquer tipo de tecido. Ele ainda conta com o diferencial de consumir menos energia elétrica, ajudando a economizar no final do mês.
O ferro a vapor desamassa roupas pesadas e tecidos robustos como o jeans. Além disso, é ideal para peças delicadas, uma vez que o vapor é suficiente para desamassá-las.
No entanto, costuma ter preço sutilmente maior que o ferro seco. Porém, é uma alternativa que compensa pela economia de energia elétrica e praticidade na hora de passar roupa.
Ferro portátil
Como seu próprio nome indica, dá para levar o ferro de passar portátil para qualquer lugar, inclusive na mala durante viagens. Essa alternativa é indicada para roupas que já foram passadas e precisam de retoques em pequenos amassados.
O preço é bastante parecido ao de ferro de passar a vapor, mas há modelos que são muito mais caros e têm recursos profissionais. Depende de quanto você deseja investir.
-
Escolha o tipo de base do ferro de passar
O tipo de base do ferro também é importante, porque há alternativas com revestimentos variados. Cada um deles é indicado para determinados tecidos. Confira quais são as principais bases:
Cerâmica
O ferro com base de cerâmica desamassa qualquer tipo de tecido, por isso é perfeito para quem busca uma alternativa versátil. Vale citar que o ferro de passar com base de cerâmica é considerado um dos melhores do mercado.
Base antiaderente
Opção recomendada para tecidos mais delicados, já que a base antiaderente evita que o ferro grude no tecido ou provoque algum tipo de mancha. Outra vantagem desse tipo de ferro é a facilidade de limpeza: é só passar um pano úmido para remover sujeiras.
O preço do ferro de passar antiaderente é mais baixo que o de cerâmica, no entanto sua durabilidade, sobretudo do revestimento, tende a ser menor.
Durilium
Base composta por duas coberturas, uma de esmalte vitrificado e outra com quartz. Isso aumenta a resistência a danos do ferro, bem como faz com que o eletrodoméstico deslize facilmente sobre o tecido.
O ferro de passar com base durilium é ideal para quem busca uma alternativa durável, que desamasse qualquer tecido, inclusive os sintéticos, com maior facilidade.
-
Orçamento disponível para compra e necessidade
Você precisa passar somente roupas delicadas e seu orçamento está curto? Então, o ferro a seco e com base antiaderente dá conta do recado. Se buscar um ferro versátil, que passe vários tecidos e tenha um melhor custo-benefício, o a vapor e de cerâmica é o ideal.
Caso possa gastar um pouco mais e busque uma alternativa diferenciada, o ferro a vapor de durilium é a melhor dica de compra. Para uso fora de casa, o ferro portátil é a melhor opção. Siga nossas orientações e acerte na aquisição!