Saber como cuidar de begônia é fundamental para manter a planta viva por muito tempo e linda. Assim, ela pode complementar a decoração de sua casa com estilo e charme, tornando o espaço incrível!
Mas como cuidar de begônia? Esta tarefa é mais simples do que parece! A seguir, você confere 5 dicas para manter sua plantinha em perfeito estado. Continue a leitura para descobrir quais são e adote todas!
-
Cuidado com a iluminação que a begônia recebe
Uma das principais dúvidas sobre como cuidar de begônia envolve a iluminação. Afinal, a planta precisa de sol ou deve ficar na sombra? Essa espécie é nativa de florestas úmidas, por isso prefere ambientes com meia-sombra.
É por isso que a begônia é perfeita para cultivo em vaso em ambientes internos. A planta deve receber luz de maneira indireta. Se possível, coloque-a em um local que tenha luz solar nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.
No entanto, atenção a um detalhe: se optar por cultivar variedades de begônia que dão flor, o ideal é que a planta receba luz solar por mais tempo. É a iluminação que estimulará o florescimento.
-
Não abra mão das regas para cuidar de begônia corretamente
A rega é um passo essencial para cuidar da begônia de maneira correta. Tenha em mente que a planta gosta de solo úmido, sem excesso de água. Inclusive, o excesso é prejudicial para a begônia, pois aumenta o risco de que seja atacada por doenças ou pragas.
Então, como regar a begônia? Recomenda-se que deixe o solo secar um pouco antes de colocar água. Ao fazer a rega, coloque água de maneira uniforme, por todo o vaso, até que a terra fique úmida. Depois disso, aguarde o escoamento do excesso pelos furos do vaso na parte inferior.
Você pode colocar a água na plantinha uma vez a cada uma ou duas semanas. Durante o período entre regas, borrife água nas folhas da begônia, para reproduzir a umidade de seu local de origem.
-
Adube a planta regularmente
Lembre-se de que a planta tira da terra todos os nutrientes que precisa para se manter viva, crescer e florescer. Se você não fizer a reposição desses nutrientes, a begônia pode apresentar problemas, como a dificuldade de florescimento.
Enriqueça o solo da planta usando adubo orgânico ou fertilizante NPK equilibrado, que deve ser colocado na terra uma vez por mês. Não exagere na quantidade, pois o excesso de adubo significa uma quantidade maior de nutrientes na terra, o que pode ser altamente tóxico para a plantinha.
-
Troque o vaso da begônia a cada dois anos
Recomenda-se a troca do vaso da begônia a cada dois anos, para garantir que a planta tenha um meio adequado para se manter e desenvolver. Indica-se que escolha um vaso maior, com furos na parte inferior.
A terra para plantio deve ser rica em matéria orgânica e fofa, ou seja, sem compactação. Você pode forrar a parte superior do vaso com casca de árvore, detalhe que ajuda a manter a umidade no recipiente.
-
Realize podas quando necessário
Indica-se que faça podas para limpeza da planta, removendo eventuais folhas amareladas, queimadas e secas. Isso garantirá um visual mais bonito para a planta, além de ajudar a controlar o crescimento dela e estimular um desenvolvimento compacto.
Faça a poda utilizando a tesoura específica para esse fim. Faça cortes diagonais, para minimizar o risco de infecção da planta por doenças. Se preferir, você pode passar um pouco de canela no local, para afastar pragas e doenças, e acelerar a cicatrização.
Viu só como é fácil cuidar de begônia? Siga nossas dicas e acerte na manutenção de sua planta!