Saber quais são os principais cuidados com as facas da cozinha é o primeiro passo para fazer com que elas durem o tempo que queremos. Isso porque, a maneira como armazenamos e a nossa forma de lavar e usar pode fazer toda a diferença na hora de manter a integridade dessas peças.
Pensando nisso, preparamos este guia com algumas dicas práticas – e super simples – que podem fazer as suas facas durarem muito mais tempo!
Quais os principais cuidados com as facas da cozinha?
Os cuidados com as facas devem ser diários, para que as suas peças possam, realmente, se manter íntegras e, claro, funcionando bem. Na listinha abaixo, descrevemos alguns pontos de atenção que podem fazer a diferença, veja só:
1. Não coloque na máquina de lavar
Colocar a sua faca na máquina de lavar não é uma ideia muito interessante, sabia disso? Isso ocorre porque a máquina costuma aquecer para poder lavar bem a sua louça, e esse calor faz com que, aos poucos, a lâmina comece a ter algumas deformidades que atrapalham a função da faca.
Além disso, o contato direto com outros objetos dentro da máquina pode acabar estragando o fio da sua faca.
2. Não lave com água quente
Assim como a máquina de lavar aquece a faca e pode danificá-la, as lavagens com água quente também causam o mesmo efeito. É preferível usar bastante detergente e uma boa esponja do que jogar água quente para remover a sujeira da faca.
Pode parecer que, no começo, isso não cause danos, mas com o passar do tempo é possível, sim, deparar-se com problemas na sua faca.
3. Seque logo após a lavagem
Algumas pessoas ainda têm o costume de usar o escorredor de louça em casa, o que pode ser uma verdadeira mão na roda na praticidade do dia a dia.
No entanto, em se tratando dos cuidados com as facas, essa atitude pode não ser benéfica. O ideal é sempre secar a faca depois de lavar, guardando-a bem sequinha.
Caso contrário, a umidade pode ocasionar o aparecimento de ferrugem, deixando a sua peça praticamente obsoleta.
4. Guarde sempre com proteção
Guardar a sua faca com proteção, dentro das gavetas, tem duas funções:
- A primeira é manter a sua segurança, afinal, quando você for mexer nos utensílios da gaveta, pode colocar a mão no lado do corte da faca e sofrer um acidente doméstico;
- A segunda é para proteger o utensílio, ou seja, faz parte dos cuidados com as facas da cozinha.
Isso porque essa proteção evita que as facas fiquem tendo atrito com outros utensílios, uma vez que isso poderia gastar o corte e danificar o objeto.
5. Prefira as tábuas de madeira
Por fim, outra forma de cuidar das suas facas é investindo no uso de tábuas de madeira. Isso porque as opções de vidro ou de mármore podem estragar o fio, por serem muito duros.
Já as de madeira preservam por mais tempo a integridade da faca.
Bacana, não é mesmo? Você já conhecia esses cuidados?