Na hora de começar uma decoração minimalista, alguns passos podem ser considerados para facilitar o processo de mudança no ambiente. Porém, quais seriam esses passos?
Em nosso texto de hoje, vamos te ensinar algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Não deixe de conferir!
Como começar uma decoração minimalista?
Para fazer uma decoração minimalista, você pode considerar alguns passos simples que podem te ajudar a tornar os ambientes aconchegantes, e com um toque novo na sua decoração. Veja a seguir as dicas que trouxemos:
1. Desapegando
Sabemos que a decoração minimalista requer apenas o necessário, sem excessos que possam sobrecarregar o ambiente e tornar o espaço muito “cheio”.
Por isso, um bom ponto de partida é começar pelo ato de desapegar. Nesse caso, você pode fazer isso aos poucos, selecionando um cômodo ou mesmo um armário por vez.
Faça uma verdadeira limpa, descartando o que você não quer mais e até mesmo aquilo que você “acredita” que quer, mas que não tem serventia e que apenas sobrecarrega os ambientes.
Aos poucos, é possível fazer uma verdadeira “limpeza” que facilitará ainda mais a sua decoração.
2. Superfícies vazias
Na decoração minimalista, as superfícies como mesas e bancadas são praticamente vazias. Você pode, claro, usar esses apoiadores para alguns objetos decorativos e que sejam afetivamente importantes para você.
Porém, quanto mais “área livre” você conseguir deixar, mais minimalista a sua decoração irá parecer.
Veja quais superfícies estão sobrecarregadas em sua casa e tente mudá-las na medida do que for possível para você.
3. Pequenos detalhes
Foque nos pequenos detalhes, mais sutis, que trazem charme para a sua decoração. Às vezes, um vaso transparente com apenas uma rosa é o suficiente para decorar a sua mesa da cozinha, ao invés de um arranjo cheio de flores.
Pense em outras decorações nesse sentido.
Outro exemplo seria colocar apenas um porta-retrato sobre um aparador, com uma foto de toda a família ou que retrate um momento muito importante da sua vida, ao invés de encher de fotos.
Claro que essa parte de foto é bem subjetiva, mas fica aqui o exemplo para você refletir.
4. Sem texturas em excesso
As texturas também podem pesar o ambiente, indo contramão às premissas da decoração minimalista. Por isso, ao invés de encher os ambientes com cortinas estampadas, prefira aquelas de cores únicas e em tons sóbrios.
O mesmo vale para outros itens, como toalhas, tapetes, capas de almofada, e assim por diante.
Com relação às paredes, a ideia se replica: não exagere nas texturas, desenhos, papéis de parede e outros itens que podem acabar sobrecarregando a sua decoração.
5. Foco no conforto
Por fim, lembre-se de que como em todo caso de decoração, o foco no conforto deve ser mantido. Isto é, a escolha não deve se basear apenas no que é bonito, mas, sim, no que também é confortável e agradável para todos.
Assim, será mais fácil dar os seus primeiros passos dentro da mudança na sua decoração.
Esperamos que essas dicas possam te inspirar!