Emagrecer com saúde é uma tarefa muito mais simples se você evitar alimentos específicos, que são ricos em gordura e ultraprocessados. Assim, reduzirá o total de calorias ingeridas no dia, tendo uma maior chance de perder peso.
E quais são os alimentos que você deve evitar para emagrecer com saúde? A seguir, você confere alguns dos principais e descobre alternativas saudáveis e seguras para eles. Vamos juntos?
5 alimentos para evitar para emagrecer com saúde
Existem alimentos que comprometem seu processo de perda de peso, dificultando o emagrecimento com saúde. Abaixo, apresentamos os que mais se destacam, para que você conheça e evite todos:
-
Biscoito recheado
O biscoito recheado pode ser muito gostoso, mas há um problema: ele é um alimento ultraprocessado. Na prática, isso significa que possui muita caloria, muito açúcar e carboidrato refinado, além da temida gordura saturada.
Como costuma ter gosto agradável, é provável que coma um pacote inteiro sem nem ao menos perceber. É justamente aí que está o problema: você acaba ingerindo uma quantidade elevada de calorias vazias (sem nutrientes), sendo mais difícil emagrecer com saúde.
Não resiste a um biscoito doce? Então, aposte em alternativas mais saudáveis, como versões fit ou feitas em casa. Você pode fazer biscoitos de aveia, por exemplo, e recheá-los com geleia sem açúcar ou pasta de amendoim.
-
Salgadinho industrializado
Sabe aquele pacote de salgadinho que ajuda a matar a fome em dias de correria? Eles são altamente calóricos e têm muito sódio (pode provocar inchaço, problemas renais e hipertensão).
Se tiver vontade de comer um salgadinho durante a dieta, o segredo é apostar em versões caseiras, sem frituras e com pouco sal. Ótimos exemplos são os chips de legumes, como os de mandioca, batata, cenoura, entre outros.
Inclusive, você consegue fazer os chips em casa, basta fatiar os legumes bem finos e levar ao forno ou air fryer até que fiquem secos e crocantes. Então, dá para acrescentar temperos secos, como páprica ou orégano.
-
Macarrão instantâneo
O macarrão instantâneo quebra um galho quando seu dia está corrido ou bate aquela preguiça de fazer comida. Mas, não é a melhor solução para quem está em busca de emagrecer com saúde.
Trata-se de um alimento pobre em minerais, vitaminas e fibras, além de ter uma quantidade elevada de sal, sobretudo no tempero. Por isso, aumenta o risco de inchaços e de hipertensão.
Gosta de comer um macarrão de vez em quando? Aposte em versões caseiras! Inclusive, existem alternativas saudáveis como o macarrão fit, por exemplo os feitos com konjac, ou até mesmo o integral.
Opte por molhos caseiros e de baixa caloria, como os de tomate. Também dá para utilizar a massa em sopas, desde que com moderação, evitando grandes quantidades de macarrão.
-
Suco de caixinha
É tentador recorrer ao suco de caixinha, afinal, ele está pronto, é só abrir e tomar. No entanto, ele é altamente calórico, pois normalmente tem adição de açúcar. Além desse ingrediente, também costuma trazer corantes, aromatizantes e conservantes que não são naturais.
Sempre que estiver com vontade de beber suco, opte pelo de fruta natural e fresca. Também há a opção de consumir chás gelados ou água saborizada. Todas essas alternativas você consegue fazer em casa.
-
Sorvete industrializado
O sorvete industrializado possui uma quantidade altíssima de gordura e outros ingredientes calóricos que comprometem sua dieta. Por isso, devem ser evitados sempre que possível.
Opte por versões saudáveis, como as feitas com iogurte natural batido com fruta congelada. Também há a alternativa de fazer picolé com shake proteico.
Aproveite para evitar esses alimentos e consiga emagrecer com saúde, garantindo bons resultados e melhor qualidade de vida!