Está pensando em comprar air fryer? Esta é uma excelente aquisição, porque o eletrodoméstico facilita bastante o preparo de alimentos e limpeza da cozinha.
Não é para menos, afinal, possibilita fazer frituras com praticidade, sem uso de óleo e sem utilizar o fogão. Isso contribui para que tenha um alimento saudável, comodidade no preparo e menos sujeira na cozinha.
Existem vários modelos de air fryer disponíveis no mercado, o que pode dificultar a escolha. Para te dar suporte nesse processo, separamos 5 dicas infalíveis para escolher air fryer. Confira quais são e adote todas!
-
Confira a capacidade da air fryer
Encontrou um modelo de air fryer incrível? Então, antes de finalizar a compra é importante conferir a capacidade do eletrodoméstico. Ela é medida em litros e indica quanto alimento o equipamento consegue preparar.
É possível encontrar desde modelos com capacidade de 2 até acima de 10 litros. De maneira geral, quanto maior a quantidade de comida que você prepara de uma vez, maior deve ser a capacidade do equipamento.
Normalmente, indica-se que escolha uma air fryer de, no mínimo, 4 litros. Ela oferece um bom espaço interno para preparar uma quantidade média de alimentos. Para famílias grandes, aposte em modelos com capacidade maior, por exemplo, 8 litros ou mais.
-
Verifique a potência do equipamento
A potência está diretamente relacionada à eficiência do equipamento e ao tempo de preparo do alimento. Geralmente, quanto maior a potência da fritadeira elétrica air fryer, mais rápido o tempo de cozimento.
No entanto, atenção a um detalhe: potências altas significam que o eletrodoméstico consome uma quantidade maior de energia elétrica. Portanto, é importante considerar esse ponto no momento da compra.
Se sua ideia é não ter de esperar muito tempo para preparo dos alimentos, indica-se que escolha uma fritadeira elétrica com a potência mínima de 1200 watts.
Ainda pensando na parte elétrica do aparelho, atente-se a outro ponto: a voltagem. Confira se possui a voltagem correspondente à rede elétrica de seu lar, se 110v ou 220v. Assim, evitará o comprometimento do equipamento ao conectá-lo na tomada.
-
Considere recursos adicionais da air fryer
Outro ponto que deve pesar em sua análise e escolha é se o eletrodoméstico oferece algum recurso adicional. Existem modelos que funcionam como fritadeira elétrica, mas também contam com funções de gratinar, reaquecer e desidratar alimentos, além de receitas pré-programadas.
Existem modelos que possuem luz interior e porta de vidro, kit com acessórios com bandeja removível, gancho, grelha e cesto. Quanto mais diferenciais tiver, melhor, principalmente se fizer uso frequente do equipamento.
-
Defina seu tipo de painel preferido
Modelos básicos têm painel simples, com acionamento por botões. A air fryer com painel digital é mais bonita e oferece vários controles e funções, inclusive com alternativas pré-programadas.
A diferença está na praticidade: na air fryer com painel digital, você seleciona o programa em poucos toques no painel. Além disso, faz um controle de tempo e temperatura preciso.
No entanto, o preço da versão com painel digital é mais alto, o que pode pesar em sua decisão no momento da compra do eletrodoméstico.
-
Verifique o tempo de garantia do produto
Antes de efetuar a compra, verifique qual é o tempo de garantia do produto. Este é um detalhe importante, porque se tiver algum problema com o equipamento conseguirá consertá-lo ou trocá-lo gratuitamente. Assim, terá maior segurança na aquisição.
Aproveite para conferir, também, como é a rede de assistência técnica da marca. De modo geral, empresas mais conhecidas costumam ter uma rede maior, o que significa que terá mais praticidade na hora de consertar a sua, se for preciso.
Aproveite para seguir nossas dicas e acerte na escolha da air fryer!