Conseguir remover tinta do piso é difícil, a gente sabe, especialmente se estamos falando de uma tinta à base de óleo. Entretanto, existe um passo a passo que pode te ajudar a remover, pelo menos, o excesso de tinta que pode estar no chão da sua casa. Quer saber qual é esse passo a passo? Confira este texto até o fim!
Passo a passo para remover tinta do piso
O passo a passo para remover tinta do piso pode requerer um pouquinho de paciência, especialmente se a mancha no seu piso apareceu há muito tempo.
Afinal, quanto mais o tempo passa, mais impregnada a sujeira ficará no seu piso. É por isso que o melhor caminho, nesses casos, é remover a tinta logo quando ela cai no chão.
Porém, se a tinta caiu e você só percebeu no outro dia, saiba que um passo a passo simples pode te ajudar, especialmente se essa tinta for à base de água. Nesses casos, a remoção é mais simples.
Acompanhe:
1. Umedeça a área com água morna e sabão
Antes de começar a esfregar ou tentar remover a tinta do piso, é importante que possamos amolecer a substância para que se torne mais maleável.
Para isso, você pode umedecer a área com água morna e sabão, deixando bem molhado em cima da área afetada. Não precisa exagerar na quantidade de sabão, apenas o suficiente para auxiliar na limpeza.
2. Use uma espátula
Passado um tempo de pausa para a água com sabão agir, é hora de usar uma espátula para poder dar continuidade ao seu processo. Nesse momento, é necessário ter bastante paciência, para não acontecer de riscar o seu piso.
Não use muita força, e vá removendo, aos poucos, a tinta que começa a se soltar.
Se você perceber que o piso começou a secar, experimente umedecer novamente, para facilitar o processo de limpeza.
3. Esfregue com uma esponja
Os pequenos fragmentos de tinta que ainda permanecerem na superfície poderão ser removidos, aos poucos, por meio do uso de uma esponja macia.
Faça movimentos circulares sobre a área afetada, limpando profundamente o piso. Você pode molhar a esponja e colocar algumas gotinhas de detergente nela.
4. Enxágue bastante
Depois de seguir os passos acima para remover tinta do piso, é hora de enxaguar bem. Lembre-se de que é importante remover todo o detergente que possa ter permanecido no seu piso, para que a superfície fique bem limpa.
Você poderá secar o seu piso em seguida, verificando se ainda há algum indício de mancha.
5. Repita se necessário
Sem dúvidas, em alguns casos pode ser necessário repetir esse processo, faz parte! Entretanto, se você perceber que mesmo repetindo o passo a passo, a tinta não está saindo, pode ser que seja necessário o uso de um solvente.
Nesse caso, tente usar um cotonete para esfregar o solvente diretamente na tinta, e não no piso. Depois de esfregar, use um pano úmido com sabão para poder remover a tinta que tenderá a se soltar.
Assim, seu piso ficará limpinho e com menos chances de manchar por conta do solvente.