Aprender a melhor forma de limpar a casa nova antes de se mudar é importante para oferecer conforto e segurança para toda a família. Afinal de contas, a casa nova pode estar um pouco suja, especialmente se passou muito tempo fechada.
Portanto, é necessário um pouquinho de paciência e dedicação para conquistar o melhor resultado possível.
Neste texto, descrevemos um passo a passo que pode te ajudar.
Guia para limpar a casa nova antes de se mudar
Dar atenção aos cuidados com a limpeza da casa nova é um gesto que protege a saúde da família e pode, ainda, criar um momento de transição. Isso porque, essa limpeza pode simbolizar o início de uma nova fase na sua vida.
A seguir, descrevemos os passos que consideramos importantes nessa jornada, veja só:
1. Remoção de poeira e teias de aranha
O primeiro passo é começar pelo teto. Seguir a ideia de começar de cima para baixo vai ajudar na hora de limpar a casa nova antes de se mudar.
Então, você pode usar uma vassoura ou um espanador para remover toda a poeira e teias de aranha no teto e nos cantinhos das paredes.
Se houver manchas de mofo, será importante tratar no teto também – assim como na parede depois.
Lembre-se de proteger o rosto para que a poeira não venha diretamente em direção aos seus olhos, nariz e boca.
2. Limpeza das paredes e interruptores
Depois de dar uma atenção para o teto, comece a limpar as paredes e os interruptores/tomadas.
Para isso, você pode fazer uma misturinha de água morna com algumas gotinhas de detergente neutro.
Depois, pode embeber um pano macio e limpo nessa água, usando-o para esfregar a parede e remover as sujeiras.
Lembre-se de usar outro pano limpo, molhado apenas com água, para remover a espuma. Também garanta que o ambiente fique bem ventilado, para que as paredes se sequem rapidamente.
3. Limpeza de janelas e portas
Enquanto as paredes estiverem secando, você pode fazer a limpeza de janelas e portas para garantir que tudo fique impecável.
Novamente, pode-se usar um pano limpo, embebido em água com um pouquinho de detergente neutro, para fazer a higienização.
Lembrando que, no caso dos vidros, é necessário secar bem e não deixar a espuma secar sozinha, pois pode manchar. O uso do álcool, para um toque final, também é recomendado.
4. Limpeza de armários e prateleiras (se houver)
Armários e prateleiras podem ser higienizados com produtos multiuso (que sejam recomendados para o tipo de madeira do móvel que você irá limpar).
Antes de aplicar o produto, lembre-se apenas de remover o excesso de pó, inclusive com um aspirador de pó, para não espalhar por todo o ambiente.
5. Lavagem do piso
Depois de limpar todo o teto, paredes e móveis sob medida que permaneceram no local, é hora de lavar o piso.
O ideal é usar água e um sabão que seja indicado para o tipo de piso da sua nova casa. Porém, verifique se é um piso que pode ou não ser molhado. E lembre-se de ter pano seco para secar no fim.
Ah! Se houver ar-condicionado no ambiente, você pode experimentar ligá-lo para ajudar na secagem. Ajuda muito.
6. Lavagem do banheiro
Por fim, lembre-se de caprichar na limpeza do banheiro, usando bons produtos e dando atenção aos mínimos detalhes. Assim, será possível limpar a casa nova antes de se mudar da melhor forma possível.
Boa mudança!