Você tem tentado produzir menos lixo em casa, mas parece que ainda assim tem acumulado muita coisa no fim do mês? Calma! Existem alguns passos que podem te ajudar a começar, aos poucos, a ter ter uma casa mais sustentável.
Neste texto, apresentamos algumas considerações que você pode levar em conta. Acompanhe!
Como produzir menos lixo em casa? Confira!
Apesar de não haver um método infalível único para produzir menos lixo em casa, existem boas ações que podem nos ajudar nesse objetivo. Vejamos algumas delas:
1. Use o lixo orgânico como adubo
Criar um sistema de compostagem na sua casa pode ser um bom caminho para reduzir o lixo que é descartado. Dessa maneira, você aproveita melhor aqueles restos de comida, como cascas de ovos e frutas, entre outros. E poderá usar, mais tarde, como adubo para a sua própria horta em casa, que tal?
2. Reduza o desperdício de alimentos
O desperdício de alimentos, sem dúvidas, é um grande problema na casa de muita gente. Tentar reduzir esse desperdício ao máximo é um ponto muito importante para produzir menos lixo em casa.
Você pode fazer um planejamento melhor das suas refeições, para que seja possível preparar a quantidade ideal, de acordo com quantas pessoas irão se alimentar em determinada refeição.
3. Recicle itens de plástico
Os itens de plástico, quando não contaminados, podem ser usados para uma série de coisas. Eles podem ser transformados em vasos decorativos para suculentas, em mini organizadores, e assim por diante. Use a criatividade para descartar menos lixo.
4. Prefira produtos com embalagens reutilizáveis
Sabe aqueles produtos que, mais tarde, podem ser encontrados na opção refil? Eles podem ser os seus grandes aliados na hora de produzir menos lixo em casa.
Pesquise, no mercado, quais itens que você consome que podem ser comprados dessa forma. Além de tornar a sua casa mais sustentável, você também pode reduzir os custos no mercado dessa maneira.
5. Prefira produtos de alta qualidade
Ao invés de adquirir produtos de baixa qualidade, que quebram ou que precisam ser descartados muito cedo, prefira aqueles que têm alta durabilidade. Pode ser que você tenha que investir mais no começo, mas pelo menos a tendência é que eles durem muitos anos. Pense no longo prazo.
6. Repare ao invés de substituir
Outra forma de produzir menos lixo em casa é aprender a consertar aquilo que possa ter estragado de alguma forma. Sabemos que pensar em jogar fora e comprar um novo pode parecer mais atrativo em alguns casos, mas esse comportamento não é nada sustentável. Pense nisso.
7. Doe o que está em bom estado
Por fim, lembre-se de que nem tudo que é descartado em nossa casa é, de fato, lixo. Às vezes, pode ser uma doação para alguém que precisa, desde que o item esteja em bom estado, lógico.
Pense sobre esses aspectos e veja como essas pequenas mudanças podem nos ajudar na hora de ter menos lixo em casa.