Primeiramente, você sabe o que é coprofagia? A coprofagia é o ato de comer fezes, sejam as próprias ou de outros animais. É um comportamento que pode ser observado em diversas espécies animais, como cães, gatos, macacos e até mesmo elefantes.
A coprofagia pode ser perigosa para a saúde, pois as fezes podem conter bactérias e vírus que podem causar doenças, como diarreia, vômitos e infecções gastrointestinais. Os cachorros, principalmente algumas raças como Shihtzus e Yorkshire são mais propensos a comer as próprias fezes.
Claro que não são todos e existem diversos relatos de que cachorros sem raça definida também possam ter esse costume. Os motivos podem ser diversos, mas o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, compartilhou uma dica em sua rede social que acabou dividindo opiniões.
Segundo o especialista, ao recolher imediatamente o cocô do seu cão, ele pode interpretar como algo valioso, despertando interesse. Isso pode levá-lo a comer ou mostrar o cocô, buscando atenção.
Alexandre Rossi disse ainda que devemos evitar competir e, após o cachorro se afastar, recolher tranquilamente. Isso pode ajudar a evitar o comportamento de comer fezes.
Veja também: Manchas na pintura do carro: 3 dicas para remover e evitar que reapareçam
A questão acabou virando polêmica e algumas pessoas não concordaram com isso: “Afff… tempos das teorias mirabolantes. Sempre tive cachorro, sempre recolhi na hora quando estou por perto, nunca comeram nem fizeram nada disso. Qdo caes comem ou pegam podem ser outras coisas. Que post horrível”.
Apesar da opinião divergente, outros seguidores do especialista disseram que já passaram por isso e sua dica foi valiosa para o comportamento do cachorro que come as próprias fezes, ou seja, a coprofagia: “Na verdade, algumas raças tem propensão a coprofagia. O meu tinha no início, fazia no tapetinho no apartamento e comia. Comecei a seguir essa dica e deu certo graças a Deus como ele mesmo disse, existem outras causas e cada caso é individual… obrigada Alexandre”.
Seu cachorro tem o hábito da coprofagia? Apesar do post polêmico, veja a seguir, algumas dicas de como resolver o problema.
Dicas para acabar com a coprofagia — cachorro que come fezes
- Forneça ao seu cachorro uma dieta saudável e equilibrada. Uma dieta deficiente em nutrientes pode levar à coprofagia. Certifique-se de que o seu cachorro esteja recebendo todos os nutrientes de que precisa, incluindo proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.
- Exercite o seu cachorro regularmente. Cães que estão cansados são menos propensos a se envolver em comportamentos destrutivos, como comer fezes. Leve o seu cachorro para passear pelo menos 30 minutos por dia.
- Ofereça ao seu cachorro brinquedos e atividades para mantê-lo ocupado. O tédio pode ser um fator que contribui para a coprofagia e mantê-lo ocupado, com brinquedos de mastigação, brinquedos de inteligência e jogos, pode resolver o problema.
- Mantenha o seu cachorro em um espaço restrito quando você não puder supervisioná-lo. Isso ajudará a evitar que ele tenha acesso às fezes.
- Tente identificar o que está causando o problema. Se o seu cachorro está comendo as próprias fezes, pode ser um sinal de um problema de saúde. Se ele está comendo as fezes de outros animais, pode ser um sinal de falta de nutrientes. Leve o seu cachorro ao veterinário para descartar qualquer problema médico subjacente.
Se você já tentou todas essas dicas e o problema persiste, procure a ajuda de um profissional de treinamento de cães ou um comportamentalista. Eles podem ajudá-lo a desenvolver um plano de treinamento personalizado para o seu cachorro.
Gostou da nossa dica? Então, aproveita e compartilha em suas redes sociais. Comenta, nós do portal Dicas do Dia adoramos saber a opinião dos nossos leitores! Segue nosso Instagram @obizucursos.
Veja também: Dicas Simples para Remover uma Chave Quebrada de uma Fechadura