Conseguir lavar cobertor de microfibra sem perder a maciez pode parecer algo desafiador, mas com os cuidados certos é possível obter bons resultados. O segredo está em não desgastar a peça na máquina de lavar ou com água quente, mas, sim, lavando delicadamente, respeitando as limitações do tecido.
Quer entender melhor? Acompanhe o nosso guia de hoje e confira as nossas dicas!
Aprenda a lavar cobertor de microfibra sem perder a maciez!
Na hora de lavar cobertor de microfibra sem perder a maciez, é preciso bastante cuidado. Embora o hábito de colocar todas as peças na máquina pareça algo bom, a verdade é que esse tipo de hábito pode acabar danificando o seu cobertor.
A seguir, descrevemos alguns cuidados que podem fazer a diferença:
1. Mergulhe em água fria
Você pode iniciar a lavagem mergulhando o seu cobertor de microfibra em água fria, podendo ser na máquina de lavar ou no seu tanque de lavar roupa.
O ideal é que a peça fique bem molhada, para que seja possível higienizar corretamente. Porém, é importante frisarmos que a água fria faz toda a diferença. O uso de água quente pode danificar as fibras, encolhendo-as e fazendo-as ficar mais endurecidas, reduzindo a maciez.
Por isso, sempre prefira a água fria nesses casos.
2. Acrescente um pouco de detergente neutro e deixe de molho
Com relação ao detergente, acrescente uma pequena quantidade, de acordo com as instruções do fabricante, diretamente na água, e não no tecido.
É importante que você dilua esse detergente, mesmo ele sendo neutro, para que não se corra o risco de manchar o seu cobertor. Afinal, dependendo do tipo de detergente, ele pode ter composições químicas que mancham quando depositadas diretamente na peça de roupa.
Sendo assim, dilua na água e deixe o seu cobertor de molho por, aproximadamente, 30 minutos. Não muito mais que isso, pois o excesso de molho pode causar a proliferação de fungos.
3. Lave no ciclo suave da máquina ou à mão
O ciclo suave da máquina de lavar costuma ser a melhor alternativa para lavar cobertor de microfibra sem perder a maciez. Isso porque o atrito será menor, o que garantirá uma proteção a mais para as fibras.
Porém, se você tiver um tanque grande o suficiente para lavar à mão, saiba que essa pode ser a melhor alternativa para manter o tecido íntegro por mais tempo.
Pode ser que dê mais trabalho, e seja mais pesado, mas, ainda assim, o resultado pode ser bem gratificante.
4. Evite torcer excessivamente
Na hora de retirar o excesso de água, tente “pressionar” a peça, ao invés de torcê-la. E se for usar a centrífuga da máquina de lavar, tente usar por menos tempo, para não danificar as fibras da coberta.
Quanto mais delicada for essa etapa, melhor.
5. Deixe secar naturalmente, pendurando do jeito certo
Por fim, pendure em uma área bem ventilada, na sombra, para que o calor excessivo do sol também não danifique as fibras e não acabe deixando a coberta muito áspera. Dessa forma, você conseguirá lavar cobertor de microfibra sem perder a maciez!